Talvez você muitas vezes se pegue olhando para o termostato com defeito em casa nos momentos em que mais precisa. Fios defeituosos ou conexões frouxas podem fazer o seu sistema de aquecimento ou resfriamento funcionar mal. Para consertar seu termostato, você precisará de uma escova artística, um testador de néon, baterias, um termostato substituto, fita e caneta, linha de nível ou de prumo, chave de fenda e alicate ou descascador.
Certifique-se de desligar a energia primeiro. Tal como acontece com a reparação de todos os principais aparelhos elétricos, a segurança deve vir em primeiro lugar. Corte a energia dos sistemas de aquecimento e / ou resfriamento no disjuntor ou interruptor principal para ter certeza de que nenhuma corrente elétrica vai fluir para ele.
Retire o termostato. Alguns modelos de termostato possuem uma placa de cobertura. Se for esse o caso, remova a placa de cobertura e, em seguida, destaque o corpo do termostato de uma placa de base com fio presa à parede. Existem também modelos que são fixados na placa de base sem parafusos.
Remova toda a poeira ou sujeira do termostato. Limpe a placa de base também. É aqui que o pincel do artista será útil.
Inspecione se há fios quebrados, desgastados e enferrujados e conexões soltas. Aperte todas as conexões soltas que encontrar. Para uma parte desgastada do fio, use um alicate ou descascador para cortá-lo e rasgar cerca de 1,30 cm de seu isolamento. Depois, reconecte os fios.
Volte para o circuito principal e ligue a energia para testar o termostato. Desta vez, você deve verificar no manual do termostato. O teste pode envolver a desconexão do fio de alimentação que é na maioria das vezes vermelho e, em seguida, conectá-lo ao terminal, que geralmente é marcado como W com um fio branco do transformador do aquecedor.
Ignore o termostato para garantir suas funções de resfriamento. Da mesma forma que no teste de calor, conecte a energia desconectada que é o fio vermelho ao terminal do sistema de resfriamento.
Se um ou ambos os procedimentos mencionados não funcionaram, desligue a energia e inspecione os fios do termostato em seu sistema de aquecimento. Por exemplo, desconecte os fios do termostato e do transformador, conecte-os em uma extremidade e verifique a estabilidade na outra extremidade usando um testador de continuidade em um fio e penetrando no outro fio. Substitua os fios se o testador não acender.
Os procedimentos a seguir se aplicam à substituição da unidade do termostato.
Desconecte todos os fios da placa de base, um de cada vez. Marque cada fio com uma fita que classifica suas conexões de terminal. Isso poderia ser o R, o Y, o W e assim por diante.
Faça os furos de montagem ou monte o anel de cobertura que a nova unidade termostática possui. Esta etapa é para os casos em que a nova base do termostato não corresponde aos orifícios de montagem antigos.
Eleve o novo termostato até a parede. Certifique-se de posicioná-lo de acordo com as instruções do fabricante. Normalmente, você pode alinhar entalhes com um nível ou qualquer linha perpendicular que encontrar na parede, ou colocar um pequeno nível em postes de nivelamento na parte inferior ou em sua circunferência.
Use o diagrama de fiação fornecido nas instruções de instalação. É importante conectar os fios etiquetados aos terminais apropriados. Não se esqueça de remover a fita enquanto faz as conexões.
Coloque as baterias e ajuste o termostato. Depois, você pode conectar o termostato à base e ligar a alimentação novamente.
Fiação de baixa tensão
A fiação de baixa tensão, como termostatos, pode não prejudicá-lo muito, mas uma pequena sacudida ainda pode surpreendê-lo ou causar danos à própria unidade.