As venezianas são coberturas de janelas com ripas que se sobrepõem umas às outras. Essas ripas são feitas de materiais como plástico ou metal. As ripas de madeira também são usadas às vezes, embora agora caiam em sua própria categoria como cortinas de madeira ou cortinas de bambu. As fitas são as tiras de tecido que as mantêm suspensas, embora os cordões também possam ser usados para o mesmo fim.
Funcionar mais adequadamente
As etapas a seguir podem instruí-lo sobre como substituir as fitas da escada ou repará-las quando não funcionarem mais corretamente:
A primeira coisa a fazer antes mesmo de começar a consertar ou substituir as fitas da escada em venezianas, ou qualquer outro tipo de veneziana, é entender como funciona. Não é fácil consertar nada se você não estiver familiarizado com seus mecanismos ou com o princípio por trás de sua funcionalidade.
Para que suas venezianas tenham uma vida útil mais longa e certifique-se de que funcionam corretamente, certifique-se de que suas ripas sejam mantidas sempre limpas e que as fitas da escada sejam consertadas ou substituídas quando necessário.
Para limpar as venezianas, desça a cortina, colocando-a sobre uma superfície plana e aberta de cima para baixo. Removendo os nós do cabo de elevação, desate ambas as pontas e puxe o cabo para fora da cortina. Coloque o clipe do equalizador de lado. Comece removendo as ripas, uma peça por vez, e arrume-as em uma pilha ordenada. Encha um recipiente grande com água misturada com detergente e mergulhe as ripas nelas. Enxágue e seque os lados da frente e de trás.
Remova os ganchos que estão localizados na parte superior da cortina. Eles estão lá para segurar suas fitas, uma de cada lado. Coloque suas novas fitas na caixa superior, deslizando esses ganchos em um par de fitas, nas laterais da caixa. Deslizando as ripas entre as fitas da escada, dobre as bordas fixando-as no trilho mais baixo sob a ripa. Certifique-se de que as ripas estejam voltadas para a direção certa, com o lado certo para cima.
Insira o cabo na cortina, começando na área do cabo de inclinação, subindo por esse lado. Faça passar por cima e pela polia de controle descendo pelo lado oposto. Faça um nó no final de cada cordão, prendendo as pontas no trilho inferior. Deslize o clipe do equalizador de volta para o cabo de elevação. Você pode, neste ponto, instalar um novo cabo de inclinação, se necessário.
É uma boa idéia verificar sua polia de controle para certificar-se de que está funcionando corretamente antes de colocar a cortina de volta. Você pode aspirar qualquer excesso de sujeira ou fiapos da polia antes de usar um pano macio para limpá-la completamente. Outro último item que você pode adicionar ao mecanismo da polia é borrifá-lo com uma pequena quantidade de silicone. Isso mantém as polias funcionando com mais eficiência.
Embora possa parecer uma tarefa difícil no início, seguir essas instruções pode tornar o conserto e a limpeza de suas cortinas uma segunda natureza para você. Você não precisa contratar nenhuma ajuda para esta tarefa. Fazer você mesmo pode economizar muito dinheiro e ainda fazer com que você obtenha os mesmos resultados positivos.