Os motores internos marítimos geralmente não apresentam problemas. Mesmo se for esse o caso, o motor ainda precisa ser limpo regularmente para mantê-lo funcionando com desempenho máximo. O ajuste regular manterá o motor interno marítimo em excelente forma, da mesma forma que você deseja que o motor do seu carro esteja em seu nível de desempenho máximo em todos os momentos. Estando na água, água salgada, graxa e outros detritos podem se acumular dentro e ao redor das peças expostas do motor. A limpeza regular garantirá que o motor marinho interno funcione de maneira suave e fria e aumentará a vida útil das várias peças do motor. Aqui estão algumas dicas sobre como limpar um motor interno marinho.
É melhor trabalhar no motor fora da água para eliminar as chances de poluir a água com a graxa e outros produtos químicos que você usará para limpar o motor. Mova seu barco para um local seco, onde você terá um bom acesso ao compartimento do motor.
Cuide do meio ambiente, protegendo os respingos de água, desengraxantes e outros produtos químicos. Um tambor ou barril vazio será grande o suficiente para receber o derramamento. Reúna todos os materiais necessários para limpar o motor. Isso pode incluir um desengraxante de motor como Gunk, elásticos e alguns sacos plásticos, uma chave de fenda e muitos trapos. Dê a si mesmo espaço suficiente para se mover enquanto limpa o motor, removendo a tampa do motor.
Cubra todas as peças elétricas e eletrônicas com plástico. Mantenha-os no lugar com elásticos. Isso é para garantir que nenhum líquido possa entrar em contato com eles e causar um curto-circuito no motor.
Certifique-se de estar trabalhando em um motor frio. Pulverize o desengraxante generosamente sobre as peças do motor que estão expostas e dê ao desengraxante tempo suficiente para amolecer e soltar os detritos endurecidos. Ajude-o usando uma chave de fenda ou um pequeno raspador para remover parte do acúmulo de sujeira e outros depósitos que revestiram o motor.
Encha o motor com água quando o desengordurante terminar o seu trabalho. Você pode ter que usar uma escova dura para remover a sujeira teimosa. Use uma escova de aço nas peças de metal para remover com eficácia a sujeira endurecida. Verifique as áreas ao redor das mangueiras, gaxetas e outras conexões que também possam estar sujas. Uma escova de dentes é capaz de limpar áreas menores. Remova grandes pedaços de detritos que caem no piso do compartimento do motor com um aspirador. Se você não tiver aspirador de pó, forre o chão com uma folha de plástico para coletar a sujeira que cairá durante a limpeza.
Repita o processo até que o motor esteja totalmente limpo. Seque o motor com trapos de algodão. Não se esqueça de limpar a água que espirrou nos sacos plásticos que cobrem as partes elétricas e eletrônicas antes de removê-los.
Inspecione visualmente os outros acessórios do motor. Verifique as mangueiras e as ligações em busca de sinais de desgaste que possam causar faíscas elétricas e vazamentos de combustível e óleo. Se você usou água em excesso para enxaguar o motor, drene a água acionando a bomba do porão ou retire os tampões do porão.