As vibrações do motor podem ser bastante alarmantes para qualquer motorista. Esteja você correndo em velocidade de cruzeiro ou apenas em ponto morto, tremores e escorregões no motor podem parecer muito graves. Mas, apesar do som estridente que faz, o problema subjacente pode nem sempre ser tão ruim quanto seria de se esperar. Existem apenas alguns culpados prováveis para um motor vibratório, portanto, solucionar esse problema não deve ser um incômodo para alguém que tem um bom conhecimento de carros e mecânica.
Mas mesmo que você saiba que não é um grande problema no que diz respeito aos danos reais ao motor, o som pode realmente deixá-lo desconfortável ao dirigir, especialmente se você tiver entes queridos a bordo. Também não é preciso dizer que um carro que produz ruído nesse nível não impressiona exatamente a maioria das pessoas.
Aqui estão algumas maneiras de diagnosticar e interromper as vibrações.
Ligue o motor em um lugar relativamente silencioso - sua garagem provavelmente servirá. O primeiro passo é, obviamente, determinar de onde vem a vibração real do seu motor. Preste atenção para sons de sucção ou assobios, que podem sugerir algum dano em uma mangueira de ar, mangueira de vácuo ou mangueira de água. Eles poderiam ser simplesmente desengatados ou soltos de seu devido lugar. Se você observar algo dessa natureza, simplesmente reconecte e aperte a conexão das mangueiras e veja se isso resolve o problema. Se você não ouvir os ruídos depois de fazer este reparo simples, poderá dar um suspiro de alívio porque provavelmente não precisará fazer mais nada.
Se você ainda ouvir algo errado, tente verificar se consegue ouvir o seu motor "falhar". Ausência ocorre quando um ou mais cilindros dentro do motor não disparam de maneira adequada ou a tempo. Se você suspeitar que seu motor está, de fato, faltando, inspecione as velas de ignição se estiverem queimadas, gastas ou enferrujadas. As velas de ignição são razoavelmente baratas para trocar. No entanto, se você possui um carro com carburador, terá que ajustar o motor depois de trocar as velas de ignição.
A próxima etapa é verificar os fios de ignição de alta tensão. Altas temperaturas podem causar rachaduras e fragilidade nessas fiações. A distribuição irregular de eletricidade geralmente também causa perda, sincronização e ignição inadequadas. Uma maneira de verificar isso é acelerando o motor enquanto estiver engrenado, mas também pisando no freio. Em um carro com transmissão manual, tente acelerar o carro na primeira marcha, com o freio de mão acionado. Isso coloca um pouco de carga no motor e resulta em um travamento. Mas também pode dizer se o motor está tendo dificuldade em produzir potência suficiente para puxar a carga.
Os suportes do motor também podem ser a origem do problema. Verifique o suporte do motor, que são blocos de borracha entre o chassi e logo abaixo do motor. Você também pode verificar o suporte da transmissão, pois uma montagem incorreta causaria vibrações enquanto o carro estiver funcionando. Suportes quebrados ou danificados também causam sons de batidas metálicas quando você passa por buracos ou batidas de velocidade na estrada, então isso não é muito difícil de diagnosticar.
Por último, verifique se há vazamentos e mangueiras gastas no motor. Vazamentos de peças como o balanceador harmônico, direção hidráulica e outros componentes podem resultar em vibrações.
Oficina de conserto de automóveis
Use este guia como uma pequena lista de verificação de possíveis fontes de vibrações. Se uma etapa não resolver seu problema, passe para a próxima. Lembre-se de que é possível haver mais de uma fonte para a vibração do motor. Se você realizou todas essas etapas e ainda ouve vibração do motor, talvez seja melhor levar o carro à oficina mecânica para saber o que há de errado com o motor.