Como gravar uma faixa de voz para uma história de TV?
Sr. Fernando Rocha Filho
• 3 min de leitura
Gravar uma faixa de voz para uma história de TV parece fácil, mas pode ser desafiador. Isso ocorre porque a gravação precisa de clareza e qualidade e o programa de notícias geralmente está atrasado. Portanto , deve haver uma situação de gravação adequada. Além disso, o repórter ou âncora já deve estar preparado para gravar a peça. O maior desafio é transmitir credibilidade na hora de entregar notícias. Muitas vezes, o que soamos nem sempre corresponde a como queremos soar.
Noticiário de TV
Quando quiser gravar uma faixa de voz para uma história de TV, você pode seguir estas diretrizes simples:
Prepare tudo o que você precisa, incluindo um roteiro de noticiário para TV, uma cabine de áudio, um microfone e um dispositivo de gravação de áudio. Na falta de cabine de áudio, caso você seja reportado em campo e tenha apenas que gravar a notícia, basta aproveitar ao máximo a situação e procurar um local sossegado com bom fundo acústico.
Revise seu script. Certifique-se de que o script está bem escrito, todos os fatos e informações estão lá e não há erros ou erros de digitação. Quando você começa a gravar lendo o roteiro, às vezes você fica tão absorto em sua apresentação que presta pouca atenção ao que está lendo. Isso é o que acontece quando vemos âncoras e repórteres fazerem declarações perfeitamente acertadas, mas com erros gramaticais ou sem sentido. Eles lêem o roteiro e o entregam sem pensar duas vezes. E isso é compreensível porque a maioria das pessoas entra no piloto automático quando grava. É por isso que é importante que antes de iniciar a gravação você execute o script e verifique se ele está perfeito.
Estude seu roteiro. Leia em voz alta várias vezes. Pratique como você entregará suas linhas. Um repórter ou âncora não é tão diferente de um ator apresentando suas falas. Você tem que agir e evocar uma certa persona por meio de seu tom. Lembre-se de quais palavras você deve enfatizar e qual seria a melhor apresentação. Você deve conhecer as inflexões, pausas e fluxo de seu script. As palavras escritas fluem de maneira diferente quando faladas e cabe a você fazê-las ganhar vida.
Certifique-se de que o microfone está na posição correta. Não fale diretamente no microfone, senão ele irá ricochetear em sons como P, S e T. Mantenha uma distância considerável e mantenha o microfone próximo à boca. Certifique-se de estar de pé ou sentado corretamente para ter certeza de que o diafragma não está contraído.
Fale em um tom coloquial e envolvente. Mova o corpo enquanto fala para parecer mais natural.
Quando você praticar o suficiente, é hora de começar a gravar. Normalmente você pode fazer um teste. Você pode ouvir a reprodução para ouvir como você soou e fazer ajustes. Grave novamente até ficar satisfeito.
Certifique-se de entregar a notícia com confiança. A confiança se traduz em credibilidade e como jornalista é o que mais precisa em sua matéria.