Com o passar dos anos, o campo da saúde se tornou uma parte essencial da vida diária. Sendo assim, todo o sistema de saúde se sofisticou. Tecnologia de ponta foi introduzida e o pessoal de saúde foi treinado em um sistema melhor. Uma das peças necessárias para um sistema de saúde eficaz é o serviço de ambulância. Os serviços médicos não serão completos e, na verdade, eficazes, sem este serviço. Os empregos no serviço de ambulâncias podem não ser tão lucrativos quanto os outros empregos na área de saúde, mas desempenham um papel vital para sua eficiência. Para referência rápida de quem planeja entrar no setor, seguem abaixo as vagas disponíveis neste serviço, que podem ser categorizadas em emergenciais e não emergenciais.
Emergência. Os trabalhos de emergência no serviço de ambulância incluem os paramédicos, bem como os assistentes de atendimento de emergência. Os trabalhos nesta categoria podem ser simplificados como o trabalho de ambulância típico que normalmente vemos na televisão e nas ruas correndo em um hospital, para um local de acidente ou em uma casa que precisa de serviços médicos de emergência. São as obras que atendem casos de emergência de todos os tipos. Durante os acidentes, aqueles que respondem primeiro são os paramédicos que serão responsáveis por fornecer a medicação inicial às vítimas de trauma. Eles atendem a ferimentos leves e graves, incluindo aqueles que acontecem dentro de casa. Além dos paramédicos, assistentes de pronto-socorro também estão presentes para atender quem precisa de atendimento médico. Os paramédicos e assistentes de atendimento de emergência estão sempre presentes, seja em uma resposta de emergência aérea por meio de ambulância aérea ou de outra forma.
Não emergencial. A segunda categoria compreende as obras que nem todos conhecem, na medida em que são realizadas por ambulâncias. Os empregos nesta categoria são mais comumente conhecidos como serviço de transferência de pacientes (PTS). Nesse sistema, as ambulâncias são utilizadas para transportar e transferir pacientes de um local para outro, geralmente feito entre hospitais. Isso freqüentemente acontece quando um hospital está incapacitado de atender às necessidades médicas de um paciente, ou quando outro hospital está mais equipado para atender às necessidades do paciente. De qualquer forma, o paciente é transferido para outro hospital para seu melhor interesse. Este tipo de serviço de ambulância não requer que uma ambulância a ser usada para transportar um paciente carregue a mais recente tecnologia de ambulância. Ambulâncias usadas podem ser suficientes, desde que possam fornecer o atenção médica básica de que o paciente necessita. O trabalho do técnico de emergência médica pode ser enquadrado nesta categoria, uma vez que o trabalho diz respeito basicamente à manutenção dos equipamentos médicos utilizados, tanto no hospital quanto na ambulância.
Um serviço de ambulância é uma parte importante no atendimento das necessidades médicas. É vital para a eficiência e eficácia de todo o sistema de saúde. Às vezes, as pessoas desconsideram as funções de outras partes do sistema simplesmente porque não são as responsáveis pela ação principal. Os empregos nesta linha são tão importantes quanto os dentro das salas de emergência e de todo o hospital. Os paramédicos e assistentes de atendimento de emergência salvam milhares de vidas por causa de sua resposta rápida a acidentes e casos relacionados a emergências. São eles que estão na linha da frente, a primeira linha de defesa contra a delicada margem entre a vida e a morte.