A logística de embarque trata do gerenciamento e supervisão de frete / carga por via marítima. Enquanto os trabalhos neste segmento podem ser tão básicos quanto carregar e descarregar cargas, a outra extremidade do espectro envolve o gerenciamento de operações e logística. Este artigo fornece um resumo de algumas carreiras em logística de transporte marítimo.
Empregos de nível básico
Balconistas: Responsáveis por manter o controle de todos os movimentos de carga / frete e manutenção de registros detalhados, como conhecimentos de embarque, etiquetas, detalhes de envio, etc. Um diploma do ensino médio é um requisito básico e experiência no uso de computadores e gerenciamento de banco de dados vem a calhar. Com base no tamanho e nas operações da empresa, um funcionário da expedição também pode ser responsável pelo movimento real das mercadorias do depósito para o cais.
Balconistas de recebimento: tratam da movimentação de carga / frete, de forma semelhante aos balconistas de embarque, verificam a carga recebida no manifesto de entrega, destacam as discrepâncias ou danos causados durante o trajeto e tratam dos preparativos para o envio da carga ao seu destino / destinatário final. As qualificações e habilidades exigidas são as mesmas dos funcionários de remessa.
Agentes de carga / frete: Preparar e rastrear os movimentos de carga / frete em todo o mundo, preparar documentação, planejar rotas e garantir que as regras alfandegárias e fiscais sejam cumpridas.
Trabalhos de gestão
Gerentes de embarque e recebimento: Gerenciar o tráfego de carga / frete, mantendo o controle dos embarques, preparando a carga / frete para o transporte, mantendo registros e manifestos de embarque.
Gestores de transportes: Trabalho para a companhia de navegação diretamente, coordenando transporte de carga / frete para diferentes destinos, gerenciar entrada e atracar em várias portas, etc. Alternativamente, pode ser empregada por empresas de logística que atuam como coordenadores entre empresas de transporte (transporte, linha aérea, transporte rodoviário, etc.) e clientes ponta a ponta, ou seja, aqueles que enviam e recebem cargas / cargas.
Gerentes de operações / logística: chefiam o departamento de transporte / logística, garantem o bom funcionamento das operações, implementam novas políticas e procedimentos, etc.
Os trabalhos acima estão preocupados principalmente com o fim logístico do negócio; existem outras funções que estão principalmente relacionadas com a atividade de transporte real, como a tripulação do navio, engenheiros, etc., que não têm muito papel a desempenhar no processo de logística. Não há programas educacionais ou de treinamento separados reservados para carreiras em logística de transporte marítimo, a maior parte do treinamento é no local de trabalho; mas é útil ter habilidades para lidar com relatórios / gerenciamento de registros, sistemas automatizados para escanear, embalar e mover cargas, leis, regras e regulamentos relativos a alfândega, impostos e transporte em várias jurisdições. Mais informações sobre carreiras em logística de transporte estão disponíveis online; verifique portais de empregos como Monster.com, CareerBuilder, etc. para ter uma ideia justa sobre as oportunidades disponíveis e os níveis de compensação esperados e as últimas perspectivas do mercado.