Como obter carreiras em gerenciamento de recursos humanos?
Renato Wilson Pires
• 3 min de leitura
Os funcionários mais excelentes são o melhor e mais produtivo investimento que uma empresa pode ter. Na verdade, a maioria das empresas possui um departamento dedicado à procura de excelentes funcionários e ao aprimoramento de suas habilidades - o departamento de recursos humanos. Trabalhar neste departamento não é apenas uma carreira promissora, mas permite que você desfrute da visibilidade que só o chefe tem.
Assim, para iniciar seu perfil de chefe e ganhar um salário atraente, você terá que escolher primeiro a carreira que deseja seguir na gestão de recursos humanos.
O generalista de recursos humanos geralmente é necessário para empresas menores para lidar com todo o trabalho que envolve recursos humanos, como melhorar o relacionamento com os funcionários e planejar uma melhor gestão estratégica.
O diretor de recursos humanos é simplesmente a versão mais avançada do generalista de recursos humanos. Mas, ao contrário deste último, eles serão responsáveis por cuidar de muitos departamentos de recursos humanos. Normalmente, eles conversam apenas com o chefe desses departamentos e enviam relatórios ao seu executivo de recursos humanos.
O gerente de emprego e colocação supervisiona o processo de contratação e separação de funcionários. Eles também podem divulgar o manual do funcionário.
O especialista em empregos, colocação e recrutamento é responsável por recrutar o capital humano e se reportar ao gerente de colocação.
Os recrutadores estabelecem e mantêm contatos com pessoas que podem levá-los a candidatos promissores.
O entrevistador de emprego funciona como um intermediário que relaciona o candidato a emprego qualificado ao emprego certo. Às vezes, esse profissional também é chamado de consultor de recursos humanos, coordenador de recursos humanos ou especialista em desenvolvimento de recursos humanos.
O analista de trabalho é responsável por preparar e criar a descrição de cada trabalho, que é a informação detalhada sobre um determinado trabalho.
O analista ocupacional realiza pesquisas sobre a gestão da força de trabalho e os efeitos do capital humano na empresa.
O gerente de remuneração trabalha com o sistema de pagamento de salários da empresa. Eles se certificam de que o sistema está bem estabelecido e mantido. Uma pequena equipe também pode ajudá-lo a definir taxas de remuneração competitivas.
Gestores e especialistas em benefícios aos empregados cuidam dos diversos programas de benefícios aos empregados, como planos de previdência e seguro saúde.
Os gerentes de planos de assistência aos empregados são às vezes chamados de gerentes de previdência dos empregados. Seu trabalho varia muito, abrangendo padrões de saúde, aptidão física, promoção da saúde, exames médicos, publicações, atividades recreativas e muito mais.
Os gerentes de treinamento supervisionam os diferentes cursos de treinamento para seus funcionários com a ajuda de especialistas em treinamento. Esses cursos podem incluir o desenvolvimento de habilidades e melhores relações com os funcionários.
O diretor de relações industriais cria várias políticas trabalhistas para os funcionários. Essas políticas são distribuídas como um manual do funcionário. Eles também podem planejar uma melhor gestão estratégica para os funcionários.
Esta lista é, na verdade, apenas uma fração de todas as carreiras que você pode seguir em gestão de recursos humanos. Mas antes de se qualificar para trabalhar, você precisa primeiro fazer os estudos e o treinamento necessários. Você pode até precisar terminar um curso. Não se preocupe com isso porque terminar um diploma lhe dará uma vantagem competitiva em relação a outros funcionários em potencial.
Carreira de gestão de recursos humanos
Ler alguns bons artigos ou periódicos sobre esses empregos pode ser útil. A Internet está cheia dessas revistas e artigos. Basta ser firme na carreira de gestão de recursos humanos que deseja seguir e seu futuro certamente será brilhante.