Os empregos científicos hoje em dia são os mais difíceis de conseguir. Não são apenas difíceis de encontrar por causa da recente crise econômica. Os empregos científicos também não são tão fáceis de garantir, devido aos requisitos acadêmicos e práticos mínimos de um cargo relacionado a ciências. Ainda assim, com as fontes certas e um bom currículo em mãos, seria possível encontrar um bom início de carreira em ciências.
Pesquise online. Muitas empresas agora usam a Internet para comunicações internas e externas. Uma das maneiras pelas quais as empresas utilizam a Internet é publicando vagas de emprego online. De pequenas empresas a grandes corporações, as empresas agora têm seus próprios sites e perfis de redes sociais, e estes normalmente teriam uma área dedicada para vagas de emprego.
Agências governamentais orientadas
Você pode procurar vagas de emprego nos próprios sites da empresa. Dependendo do seu campo de especialização, você pode visitar sites de empresas farmacêuticas, instalações de pesquisa e até mesmo agências governamentais voltadas para a ciência. Como alternativa, você pode tentar sites de empregos específicos, como careerbuilder.com ou simplyhired.com. Você também pode acessar mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo ou Bing e usar palavras-chave como Science Jobs, Science Job Opening, Hiring Scientist. Se você estiver interessado em seguir um campo específico da ciência, você pode pesquisar por eles. Por exemplo, empregos necessários para químico ou ciências náuticas seriam um bom exemplo.
Muitos desses sites de busca de empregos permitem que você envie sua inscrição e retome seu currículo online. Isso aumenta a comodidade, pois você não precisa mais viajar milhas até as instalações da empresa para enviar sua inscrição e currículo.
Postagem de vagas
Quadros de avisos. Algumas empresas ainda preferem a forma tradicional de divulgação de vagas. Os quadros de avisos das universidades são uma forma popular de chegar aos recém-formados que desejam ingressar na carreira científica. Você provavelmente terá que passar alguns requisitos ao representante da empresa ou poderá contatá-los diretamente por telefone ou endereço de e-mail, se publicado, e então terá que esperar pelo feedback. As empresas que seguem esse caminho costumam agendar uma orientação em massa e uma entrevista de painel para conhecer melhor os candidatos.
Jornais, televisão e rádio. A mídia de massa também é outra fonte de informações sobre carreiras relacionadas à ciência. Várias grandes corporações, como empresas farmacêuticas, pagam por grandes anúncios para chamar a atenção de todos para o que precisam para o bem-estar de seus negócios. Certifique-se de citar o número de referência do trabalho ao enviar uma carta de candidatura.
Feiras de emprego. Estes eventos são organizados principalmente por universidades, prefeituras ou associações empresariais, para atender a um amplo mercado de diversas ofertas de emprego. Durante feiras de empregos, entrevistas improvisadas são comuns, portanto, seria uma boa ideia levar cartões de visita e várias cópias do seu currículo. Vista-se também em trajes de negócios, pois provavelmente você teria que passar por uma entrevista especial.
Escolas e universidades. Se você está pensando em seguir uma carreira acadêmica, também pode visitar a escola primária ou secundária local, faculdade comunitária ou universidade. Essas instituições de ensino podem ter vagas para professores em vários campos da ciência, como Física, Biologia, Química e afins. Seria mais ideal se você tivesse um diploma de graduação em cima de um diploma de graduação em uma área de ciências. A maioria das escolas também exige uma licença de ensino.
Os trabalhos em ciências exigem uma boa compreensão dos conceitos teóricos e capacidade de aplicá-los em cenários práticos. A economia está lentamente voltando aos trilhos, e você pode se deparar com algumas ofertas lucrativas e planos de carreira no campo da ciência. Faça uma pesquisa online e offline para encontrar o emprego ideal em ciências. Mantenha suas opções em aberto e dê o seu melhor.