Se você é criativo, adora computadores e é viciado em Internet, talvez queira experimentar o design da web. É uma sensação muito gratificante ver os frutos do seu trabalho assumirem a forma de um site totalmente funcional para ser apreciado por todo o mundo.
O primeiro passo é instalar um bom editor de gráficos vetoriais. A maioria dos designers iniciantes usa Adobe Illustrator. Outra opção é o GIMP, um programa de edição de código aberto gratuito que funciona de forma muito semelhante ao Adobe Photoshop.
Pesquisa simples no google
Os vetores são a maneira mais simples de obter uma boa compreensão do design gráfico, e dominar um editor o levará muito, muito longe. Felizmente, há uma abundância de tutoriais em toda a web e uma simples pesquisa no Google os encontrará para você.
Quando você pegar o jeito do programa, navegue na Internet em busca de inspiração. Visite sites de arte como o DeviantArt para obter um trabalho vetorial impressionante e tutoriais extremamente úteis. Google "melhor web design" para obter links para sites que compilam alguns dos sites mais visualmente atraentes que existem. Veja do que você gosta, experimente design e crie seu estilo exclusivo.
Quando você tiver um conceito de design em mente, precisará aprender XTHML (Extensible Hypertext Markup Language), bem como CSS (Cascading Style Sheets), para controlar a aparência do site. O conhecimento nessas duas línguas o ajudará a modificar o design do seu site de acordo com sua preferência. Você pode ler sobre esses dois em W3Schools. Você também pode ir a sites como CSSGarden, onde profissionais talentosos fornecem codificação de código aberto em vários designs para aprender.
Eclipse do programa de edição de código-fonte
O bloco de notas será suficiente para codificar HTML e CSS, mas existem vários programas por aí que irão tornar o trabalho mais fácil para você. Adobe Dreamweaver, por exemplo, é uma ferramenta útil para isso. Se você estiver com orçamento limitado, o programa de edição de código aberto Eclipse pode ser baixado gratuitamente.
Agora, XHTML e CSS vão traduzir seu estilo para o site, mas a programação é outra coisa. Familiarize-se com o básico da linguagem de programação aprendendo um pouco de Javascript. Novamente, o Google apresenta alguns tutoriais para guiá-lo. Depois de pegar o jeito, você pode continuar aprendendo PHP e MySQL. Isso permitirá que você crie modelos que várias páginas usam para manter seu design consistente. Você pode acessar PHP.net e fazer download do PHP para testar seu código. Se você acha que é bom o suficiente para fazer algo um pouco mais complicado, pode tentar passar para Ruby on Rails.
Regra de ouro
Agora que você tem sua construção básica, use AJAX para ajudá-lo a economizar largura de banda. Lembre-se da regra de ouro ao aprender algo novo - Google para tutoriais.
A instalação de um servidor web em seu computador permitirá que você trabalhe em scripts sem uma conexão com a internet. Vá para wampserver para um servidor com PHP. A melhor maneira de aprender scripts é encontrar alguns na web e aprender com os exemplos. Baixe alguns para brincar e veja como você pode aplicar seu próprio toque aos scripts. Quando terminar, teste os scripts com o XAMPP.
Agora você tem todas as ferramentas de que precisa para ser um web designer! Obtenha um host e um domínio e comece a conquistar a Internet!