O trabalho de um técnico de telecomunicações é certificar-se de que os equipamentos de uma empresa de telecomunicações, como modems, switches, roteadores ou aparelhos de fax, e sistemas, como sistemas de telefonia, sistemas de telefonia pela Internet, estão funcionando corretamente. Isso é para garantir o faturamento da empresa, além de melhorar a qualidade do serviço prestado ao cliente. Os técnicos também são frequentemente responsáveis por configurar os computadores pessoais e conectá-los à rede local (LAN) ou à rede remota (WAN) em um cluster de rede maior.
Horário comercial normal
Atualmente, a Internet se tornou o sistema mais amplamente usado para comunicações e transações comerciais; assim, o trabalho de um técnico de telecomunicações é muito importante no atendimento às empresas de hoje. Um técnico pode solucionar e reparar imediatamente os sistemas usados por uma determinada empresa para mantê-los em pleno funcionamento. Como um sistema pode falhar a qualquer momento, o serviço de um técnico geralmente fica de plantão para o caso de o pior acontecer e o sistema da empresa cair. Alguns provedores fornecem suporte 24 horas por dia com técnicos de plantão, alguns só podem oferecer suporte durante o horário comercial normal. Os técnicos também podem fornecer assistência por telefone ou internet para auxiliar um cliente quando forem encontradas falhas no sistema; serviços como esses oferecem assistência 24 horas por dia.
Então, quais são exatamente as qualificações e os critérios necessários para um técnico de telecomunicações? Aqui estão alguns fatores que você deve considerar ao encontrar um técnico de telecomunicações:
A maioria desses técnicos é experiente na Internet, então provavelmente você encontrará um candidato competente por meio desses sites de carreiras. Claro, um anúncio de emprego em revistas e jornais não é uma desvantagem, mas tente usar a internet.
2. Se você tem um candidato em mente, ele deve ter pelo menos um diploma de bacharel ou diploma universitário em Engenharia de Computação ou Telecomunicações.
Uma instituição educacional aprimora as habilidades do candidato no que diz respeito à tecnologia da computação. Claro, existem alguns técnicos qualificados que têm apenas o diploma do ensino médio e podem contender diretamente com aqueles que têm diploma de engenharia; no entanto, os melhores candidatos nesta categoria terão ampla experiência em vários sistemas. O nível de especialização desses candidatos pode torná-los mais caros do que os de outros candidatos, mas sua gama de conhecimento geralmente vale a pena.
3. O candidato, preferencialmente, deve ter experiência em hardware de computador, programação de software, rede e administração de sistema de banco de dados.
Campo relacionado
Quanto mais anos de experiência um candidato tiver no campo relacionado, melhor.
4. Fortes habilidades de solução de problemas são essenciais em qualquer técnico.
A experiência entrará em jogo nesta parte. Quanto mais prática um candidato tiver com a solução de problemas, mais eficiente ele será em seu trabalho.
Como a tecnologia de telecomunicações está em constante mudança, é imprescindível que o técnico esteja atualizado com os novos sistemas introduzidos no mercado. Encontre um técnico em quem você possa confiar, não apenas olhando seu diploma, mas olhando diretamente para o conjunto de habilidades de que você precisa e o que ele pode oferecer a você.