Um técnico de diálise trabalha com pacientes cujos rins funcionam mal, se é que funcionam, e as máquinas que usam removem o sal, o excesso de água e os resíduos do sangue do paciente. Eles também monitoram o tratamento para manter níveis seguros de produtos químicos especificados para o paciente. O técnico prepara os pacientes para a diálise, realiza alguns procedimentos necessários quando o tratamento é concluído e envia relatórios de pós-tratamento. Ao mesmo tempo em que garantem que a máquina está funcionando corretamente, eles também ajudam a fazer o paciente se sentir confortável durante a diálise.
Preparando material educacional
Os técnicos em diálise também estão envolvidos nos protocolos de avaliação de equipamentos médicos e na preparação de material educativo para pacientes e equipe. Eles geralmente são supervisionados por um médico ou enfermeira em uma clínica, hospital ou ambiente de diálise domiciliar.
Condições de trabalho de um técnico de diálise - Cada estado tem requisitos de credenciamento para este cargo e os níveis salariais variam de acordo com o treinamento, localização geográfica, experiência e ambiente de trabalho. Os técnicos geralmente trabalham 40 horas por semana e devem estar preparados para manter a calma durante uma emergência, oferecendo incentivo e compreensão aos seus pacientes.
Requisitos educacionais para um técnico de diálise - É necessário um diploma do ensino médio para iniciar o treinamento, a habilidade mecânica é considerada essencial. Muitas escolas vocacionais, faculdades comunitárias e instituições técnicas em toda a Europa oferecem um programa aprovado pelo estado que leva à certificação como técnico em diálise. Cursos anteriores de saúde e ciências são úteis, junto com a experiência de trabalho em um hospital como voluntário ou funcionário de meio período. Combinado com o treinamento clínico supervisionado, as áreas de estudo incluem anatomia, técnicas assépticas, flebotomia, fisiologia e operação de equipamentos.
Também é útil fazer alguns cursos que o ajudarão a lidar com as questões sociais e psicológicas que você encontrará, porque o caso de cada paciente é sério e o histórico médico de cada paciente é diferente. Os pacientes em diálise geralmente são tratados três vezes por semana, com cada tratamento durando aproximadamente quatro horas, e você também deve ser capaz de explicar o procedimento de uma forma que faça sentido para eles, para que saibam o que fazer entre os tratamentos.
Plano de carreira para um técnico de diálise - A experiência e a educação adicional podem levar ao avanço na carreira, e um técnico que trabalha em uma grande unidade de diálise pode se tornar o técnico chefe ou treinar para se tornar um técnico de equipamentos biomédicos. Hoje, as perspectivas de emprego para técnicos de diagnóstico são muito boas porque o campo está crescendo em um ritmo constante e há demanda por trabalhadores qualificados.
Para obter mais informações, visite a National Association of Nephrology Technicians / Technologists em dialysistech.org ou a National Kidney Foundation em kidney.org.