Como obter treinamento para ser um agente de viagens?
Nicole Norma Gusmão
• 3 min de leitura
Apesar da presença abundante de sites de viagens na Internet, hoje em dia, onde as pessoas podem reservar seus planos de viagem, há sempre a necessidade de bons agentes de viagens. Se você é uma pessoa que ama as pessoas, tem talento para atenção aos detalhes e paciência para ver através dos desafios e obstáculos, você pode querer considerar entrar neste campo interessante.
Os agentes de viagens não se limitam a providenciar a compra de passagens para um cliente. Os agentes de viagens aconselham os seus clientes sobre os destinos e organizam os seus transportes, acomodações em hotéis, excursões e alugueres de automóveis e ofertas de viagens. Eles oferecem reservas para cruzeiros e resorts, e também grupos de viagens especiais. Os agentes de viagens também fornecem conselhos e informações aos viajantes sobre seus destinos - eles conhecem as condições meteorológicas e os regulamentos locais. Eles poderão conversar sobre os costumes e diversos atrativos dos lugares que os viajantes irão.
Faça arranjos de reserva alternativos
Para quem está viajando para o exterior, as informações sobre os regulamentos alfandegários e a papelada, como passaportes, vistos e certificados de vacinação, são fornecidas pelos agentes de viagens. Eles também informam os viajantes sobre as taxas de câmbio e repassam avisos de viagens. Eles também podem interceder em nome dos viajantes para fazer arranjos alternativos de reserva e reservas de viagens online se houver alterações no itinerário durante a viagem.
O agente de viagens apareceu pela primeira vez no século 19, quando Thomas Cook, um ministro batista, estabeleceu uma agência de viagens que desenvolveu um pacote turístico em associação com a Midland Railway. A mais antiga agência de viagens europeia começou em 1887, quando Walter Brownell liderou uma viagem europeia composta por dez passageiros, partindo de Nova York no SS Devonia.
A maior parte do treinamento de que um agente de viagens precisa é fornecido no local de trabalho, especificamente treinamento sobre como usar os sistemas de reserva de companhias aéreas e marítimas. No mínimo, um agente de viagens deve ter diploma de ensino médio ou equivalente. Os agentes de viagens em potencial também podem receber treinamento em escolas profissionalizantes que oferecem programas de agente de viagens em tempo integral ou programas públicos de educação de adultos.
Programas ensinam alunos
Os agentes de viagens também podem obter treinamento de fontes online. Existem várias aulas online que enfocam o treinamento de agentes de viagens em como fazer seu trabalho. Algumas faculdades comunitárias também oferecem cursos acadêmicos para agentes de viagens. Treinamentos sobre passaportes, tratados, costumes e práticas em outros países e protocolos em diferentes países são fornecidos para aqueles que estão estudando para se tornarem agentes de viagens. Os programas ensinam os alunos sobre as linhas de cruzeiro, técnicas e habilidades de vendas e como usar os sistemas de reserva. Eles também fornecem informações sobre destinos de viagens, gerenciamento e organização.
Durante o dia, os agentes de viagens estão no escritório conversando com os clientes, preparando a papelada, verificando os sistemas baseados em computador para verificar a disponibilidade de companhias aéreas e hotéis para reservar viagens internacionais e promover passeios. Além disso, passam tempo ao telefone ou ao computador desenvolvendo roteiros de viagens, coordenando-se com operadoras de turismo ou atualizando reservas e documentos de viagens.
Os agentes de viagens trabalham sob muita pressão e por longas horas, especialmente durante os períodos de pico das férias, como o verão e os feriados. Além do amor por viagens, excelentes habilidades de comunicação e conhecimento de informática são características essenciais para alguém se tornar um agente de viagens de sucesso.