Como dar seminários de treinamento de funcionários?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 3 min de leitura
O treinamento adequado de seus funcionários para as funções que assumirão é provavelmente uma das maneiras mais importantes de manter e melhorar seu negócio. Deve fazer parte do seu planejamento de longo prazo. Sem falar que deve estar sempre em primeiro lugar na sua lista de prioridades, pois a sua empresa não pode existir sem recursos humanos eficazes. Como você pode fazer de um seminário de treinamento de funcionários uma ferramenta eficaz para treinar seus funcionários?
Se precisar de orientação sobre como conduzir seu próprio seminário de treinamento, você pode consultar estas dicas.
Faça uma preparação completa. A preparação é sempre a chave para o sucesso em quase tudo na vida. Há várias coisas para as quais você precisa se preparar, como: quem deve fazer o treinamento da empresa? Quem são os que precisam fazer os cursos para funcionários? Quanto tempo deve durar o seminário de treinamento? O seminário será realizado no ambiente real ou é desnecessário fazê-lo? No final do dia, você nunca consegue descobrir qual tarefa precisa ser realizada. Esta é a razão pela qual você tem que internalizar a próxima dica.
Equilibre precisão com flexibilidade e desenvoltura. Se você está preparado para fazer seu seminário de treinamento com meses de antecedência, espere ver na data programada as falhas de seu plano. Você fez o plano perfeito, mas surgem problemas de cantos que você nunca percebeu. Este é o simples fato da vida. Nenhuma preparação pode dissuadir qualquer tipo de problema gerado por pessoas, coisas e eventos, que são variáveis naturais que causam problemas. No dia em que vai acontecer a formação de recursos humanos, verifique e volte a verificar tudo. Também espere problemas dos próprios estagiários.
Incentive a quantidade certa de interação. Existem vários equívocos quando se trata de seminários. Uma falsa impressão sobre os seminários é que é semelhante a um sermão da igreja na forma como apenas uma pessoa fala o tempo todo. Faça as pessoas interagirem usando vários métodos. Faça-os pensar apresentando ideias que podem ser usadas para debates saudáveis. O treinamento de desenvolvimento profissional pode ser avaliado de tempos em tempos, apenas fornecendo uma pergunta aberta para que todos possam provar ou refutar.
Dê um tempo de pausa adequado. Uma pausa às vezes parece um desperdício de dinheiro da empresa, mas na verdade é uma ferramenta altamente subestimada. As pausas dão aos seus funcionários tempo para interagir em um nível mais pessoal. Permite que todos falem livremente e construam relacionamentos. Ele permite que os trainees se alongem e não sejam afetados pela sobrecarga de informações. Após o intervalo, você notará que os trainees estarão um pouco mais interativos e atenciosos. Na verdade, após o intervalo, é uma boa ideia reiniciar o seminário com uma atividade em grupo para permitir que seus funcionários se relacionem mais e experimentem algo com seus novos amigos.
Faça avaliações periódicas e finais. As avaliações passam a ser mais do que apenas uma referência para muitas empresas. Eles podem atuar como medidores para ver os desenvolvimentos feitos por cada sessão e pelo seminário como um todo. Esses registros também podem se tornar materiais para aprimorar o treinamento de gerenciamento de desempenho da empresa no futuro.
Seminário de treinamento de funcionários
As idéias gerais vistas acima podem não ser capazes de fornecer os métodos exatos para conduzir um seminário de treinamento de funcionários, mas elas o colocarão no caminho certo.