A Igreja Mórmon, como é comumente conhecida, é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Sua sede está localizada em Salt Lake City, Utah e atualmente possui mais de 13 milhões de membros em todo o mundo. Ao contrário das religiões católica e protestante, o mormonismo acredita que após a morte dos antigos apóstolos, a Igreja de Cristo entrou em um estado de apostasia, onde as chaves e autoridade do sacerdócio foram perdidas, resultando na perda da capacidade de realizar as ordenanças do sacerdócio, e a verdadeira Igreja de Cristo como ele a havia organizado. Depois de quase 1.800 anos de escuridão religiosa, os mórmons acreditam que um jovem chamado Joseph Smith restaurou a autoridade original do sacerdócio e a organização de Jesus Cristo, por meio de revelações pessoais de Deus, o Pai, seu Filho Jesus Cristo e anjos entre 1820 e 1830 (…) A partir desse início humilde, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reivindicou uma linha de autoridade profética do sacerdócio de Joseph Smith a Thomas S. Monson, que atualmente é o Presidente e Profeta e Apóstolo sênior da Igreja.
Crescente programa missionário
Os mórmons levam a sério a ordem de Cristo: "Ide, pois, e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19, ênfase adicionada). Portanto, a Igreja tem um programa missionário vibrante e crescente. Os rapazes solteiros podem escolher ir para a missão Mórmon desde os 19 anos, as moças solteiras aos 21, e muitos casais aposentados também optaram por passar seus "anos dourados" no trabalho missionário. Embora rapazes e moças sejam incentivados a servir como missionários, ninguém é forçado.
Além dos requisitos de idade acima, para se tornar um missionário Mórmon, a pessoa deve ser membro da Igreja, física, mental e emocionalmente, pronta e digna - o que significa acreditar e viver as doutrinas e convênios da Igreja. Para determinar isso, a pessoa que deseja ser um missionário tem uma entrevista com seu bispo e presidente de estaca, que têm a mordomia do sacerdócio sobre os membros de suas congregações. Se o candidato for considerado digno e capaz, um formulário é preenchido e enviado à sede da Igreja, onde O Profeta e os Apóstolos buscam inspiração sobre onde um missionário em potencial deve servir. Normalmente, dentro de duas a três semanas, o candidato recebe seu "chamado missionário" e recebe de dois a cinco meses para se preparar para partir. Antes de um missionário ir para seu campo de trabalho, eles passam três semanas (missões de língua inglesa) ou dois meses (missão de língua estrangeira) em um Centro de Treinamento Missionário para receber as instruções necessárias.
Os Missionários Mórmons consideram uma honra servir 2 anos (para os rapazes), 18 meses (para as moças) ou qualquer outro período de 6 meses a 3 anos para os casais a serviço do Senhor.