Muitas pessoas agora estão tentando sua mão em design gráfico, tenham adquirido treinamento formal para isso ou não. Agora, não há nada de errado com o design gráfico amador; às vezes, o trabalho produzido dentro dessa avenida pode ser o material mais criativo, revigorante e "out-of-the-box" que existe. Isso nos leva à pergunta: como podemos avaliar efetivamente o trabalho dos designers gráficos?
Antes de estabelecer algumas diretrizes, é importante notar que o design gráfico, como a maioria dos outros domínios da arte, é basicamente orientado para resultados. Significa apenas que, embora a formação e formação dos designers lhe dêem uma ideia do seu nível de qualificação, é apenas pelo produto final que se pode dar uma avaliação definitiva do seu trabalho. É por isso que é importante que antes de contratar um designer gráfico, você dê uma olhada em seu portfólio para saber se seu estilo artístico, métodos e até mesmo o meio com que ele normalmente trabalha se adequam a ele para o trabalho que você tem em mente.
Criação concluída
Digamos que você finalmente tenha contratado um designer gráfico e ele tenha acabado de criar o design que você estipulou. Quais são alguns fatores a serem considerados para ajudá-lo a avaliá-lo?
Seu apelo estético. Este é provavelmente o mais básico; é o fator que você observaria ao entrar em contato visual com o design. Os fatores incluídos são a fonte (seu tipo e tamanho), cores, imagens, o layout e a mídia. Uma dica é lembrar qual é a sua impressão de um design no primeiro momento em que o visualizou. As cores parecem muito intensas? As combinações de cores produziram um efeito que sugeria fraqueza ou fraqueza? O layout era muito confuso ou muito organizado para ser considerado sem imaginação? Na maioria das vezes, as primeiras impressões produzem o efeito mais duradouro, por isso é importante observar a primeira impressão do design em você.
Sua eficácia para cumprir seu propósito. Qual é o propósito do design? Digamos que seja para marketing. Se fosse esse o caso, você precisaria avaliar o design com base em sua eficácia como ferramenta de marketing. Ele atrai seu público-alvo (por exemplo, usa palavras, imagens, cores com as quais o público-alvo normalmente se relaciona)? Ele reflete efetivamente o que o produto representa - ou em outras palavras, há consistência entre o produto e o design? Se você fosse um consumidor, seria movido a comprar o produto por causa do design?
Liste as perguntas pertinentes
Lembre-se de que há muitas perguntas que você pode fazer a si mesmo ao analisar o projeto, com base em sua capacidade de cumprir seu propósito. A maneira mais certa aqui é realizar uma sessão de brainstorming com pessoas de confiança, para que você possa listar questões e critérios pertinentes.
Seu meio de apresentação. Normalmente, quando um designer envia seu trabalho, ele é impresso no papel da melhor qualidade e com tinta de alta qualidade. E se o design for ampliado para o tamanho de um outdoor? Você tem que supervisionar a construção do produto final, para garantir que ele ainda mantenha o mais alto nível de qualidade possível. Usando o exemplo do outdoor, você não gostaria que ficasse todo pixelado ou sem graça, porque descobriu que o design não é esteticamente apropriado para recriações maiores do que a realidade. Além disso, verifique se há pequenos erros na impressão (se houver manchas em algumas áreas ou algumas linhas finas onde não deveriam existir).
Carvalho pesado pesando 9 kg
Outros aspectos práticos. Por exemplo, se o design foi projetado para ser móvel, não deve ter carvalho pesado pesando 9 kg como parte de seus componentes. Certifique-se de declarar claramente como o design deve ser usado e apresentado, para que o designer possa trabalhar com a mídia adequada. Além disso, você pode analisar o designer com base em sua capacidade de trabalhar dentro de um determinado orçamento e prazo. Claro, de sua parte, você teria que ser muito claro sobre suas expectativas e as diretrizes que ele deve seguir. Lembre-se, só porque um designer gráfico é voltado para resultados, ao ser contratado como profissional, espera-se que ele demonstre uma ética de trabalho adequada e também que cumpra as instruções especificadas.
Estas são apenas algumas orientações para ajudá-lo a avaliar o trabalho de um designer gráfico. Como palavra final, certifique-se sempre de manter a mente aberta e usar o bom senso.