Como conseguir um emprego de pesca comercial de caranguejo no Alasca?
Luciana da Cruz Filho
• 3 min de leitura
Antes de mais nada, esteja ciente de que o trabalho na pesca do caranguejo foi descrito como um dos piores de todos - na verdade, é o trabalho mais perigoso da Europa, de acordo com estatísticas do governo dos EUA. Isso ocorre principalmente por causa do clima severo do Alasca que os pescadores de caranguejo têm de suportar, além de longos turnos (chegando a 21 horas seguidas), o risco muito alto de se ferir ou cair ao mar e as responsabilidades literalmente pesadas (carregar potes de caranguejo pesando cerca de 363 kg cada). O principal atrativo deste trabalho, obviamente, é o salário: por apenas alguns meses, é possível aos tripulantes pontuar cerca de 37.300€ cada (o salário médio é de 21.600€). Se você acha que tanto salário vale todos os perigos e riscos envolvidos e está procurando maneiras de conseguir um emprego comercial na pesca do caranguejo no Alasca, leia algumas dicas excelentes:
Ganhe experiência como pescador. A maioria dos pescadores comerciais de caranguejo geralmente começa com a pesca de salmão durante o verão. Lembre-se de que, como a pesca do caranguejo é uma tarefa difícil, você precisa ter uma forte experiência anterior relacionada, mas para começar, você deve optar por um trabalho de pesca que seja menos árduo do que a pesca do caranguejo.
Experimente pesquisar empregos disponíveis online. Um site confiável que você pode experimentar é o site do departamento de trabalho do Alasca. O importante é que você tenha uma ideia sobre os nomes de empresas e empregadores que procuram pescadores de caranguejo. No entanto, saiba que as chances são muito pequenas de que você realmente ganhe experiência por meio da inscrição online e provavelmente terá que voar para o Alasca para conseguir um emprego.
Vá para o Alaska. A realidade é que a maioria dos empregadores contrata pescadores que já estão no Alasca. É por isso que, se você está realmente decidido a se tornar um pescador comercial de caranguejo lá, sua melhor aposta é realmente se mudar para lá. Os lugares no Alasca onde você teria as melhores chances de conseguir empregos na pesca do caranguejo incluem Dutch Harbor, Kodiak, Ketchikan e Unalaska. Se você não tem nenhum contato no Alasca, uma jogada inteligente é procurar empregos temporários primeiro nas cidades mencionadas, em lugares como fábricas de conservas. Pelo menos isso lhe dará renda enquanto você está procurando empregos na pesca do caranguejo.
Vá para Seattle. Se você ainda não teve a oportunidade de ir ao Alasca, uma alternativa é ir a Seattle, Washington. Isso porque muitas frotas de caranguejos do Alasca têm portos em Seattle. Se você conseguir um emprego aqui, talvez consiga acompanhar a tripulação mesmo quando eles forem para o Alasca.
Estabeleça conexões. Este é um trabalho em que você realmente precisa conhecer as pessoas certas. Quando você já estiver no Alasca, descubra onde os pescadores de caranguejo costumam passear e reserve um tempo para conhecê-los. Informe-os sobre sua intenção de se candidatar como pescador de caranguejo e eles poderão encaminhá-lo aos empregadores.
Lembre-se de que conseguir um emprego como pescador comercial de caranguejo não seguirá o mesmo caminho que os outros empregos. Enquanto espera pela oportunidade perfeita, torne o tempo de espera construtivo: fique em ótima forma física, aprenda técnicas de pesca do caranguejo e aprenda as habilidades de sobrevivência necessárias para os pescadores de caranguejo conhecerem. Boa sorte e espero que tenha ajudado!