Os sindicatos são solidários com os trabalhadores e ajudam na defesa de seus direitos. A candidatura a um cargo sindical tem muitas semelhanças com a candidatura a qualquer cargo eletivo. Você faz muitas campanhas, viaja e conhece muitas pessoas - trabalhadores, civis, funcionários, etc. Você precisa ter não apenas a capacidade mental e física, mas também a determinação, dedicação e integridade para ocupar um cargo no Sindicato. Se você está planejando fazer isso, aqui estão alguns conselhos sobre como se candidatar a um cargo sindical.
Seja um membro da organização. Em primeiro lugar, você deve ser um membro certificado da União e seguir seu próprio conjunto de requisitos e obrigações de adesão.
Participe de todas as reuniões. Você precisa estabelecer sua condição de membro participando das reuniões gerais de membros. Estar presente nas reuniões também garante estar atualizado sobre todos os assuntos relativos ao Sindicato. É também um bom momento para conhecer outros membros e os dirigentes.
Seja um participante ativo. Seja ativo e seja visto. Informe os outros membros sobre o seu interesse e envolvimento com o Sindicato. Trabalhe para ser acessível, confiável e alguém com integridade. Mostre a eles que você está sempre pronto para servir aos propósitos da União. Isso fará com que você ganhe o respeito e a confiança de outros membros e de pessoas de cargos superiores.
Crie conexões. Conheça melhor seus companheiros sindicalizados, especialmente durante as reuniões e atividades. Envolva-se em conversas. Trabalhe na construção de relacionamentos saudáveis com seus pares.
Decida uma posição. Ao decidir para qual posição concorrer, escolha aquela em que você está mais interessado e que lhe permita fazer uso total de seus conhecimentos, habilidades e habilidades. Por exemplo, se você é bom em lidar com dinheiro, vá para o cargo de tesoureiro. Ou se você é bom para lidar com pessoas, vá para um cargo de oficial de ligação ou de relações públicas.
Siga o regulamento ou estatuto e cláusula. Os sindicatos, como acontece com qualquer organização importante, têm um estatuto. Você precisa saber o que é exigido de você como representante do Sindicato. Siga as regras e cumpra os requisitos indicados.
Envie seu nome para o cargo. Aguarde o aviso da diretoria sobre a próxima eleição. Siga o protocolo ao enviar seu nome para o cargo. Observe os requisitos e prazos.
Faça campanha e promova seus pontos fortes. Faça um brainstorming ou peça a alguém em quem você confie informações criativas ao redigir seu panfleto. Aumente seus pontos fortes e coloque-os na linha de frente. Os detalhes de sua campanha devem incluir seu lema ou slogan, uma foto, informações pessoais relevantes e realizações profissionais. Crie seu próprio site se tiver tempo e recursos para mantê-lo. Publique seus objetivos e endereço público em seu site.
Candidatar-se a um cargo no sindicato funciona quase da mesma forma que candidatar-se a qualquer cargo eleito. Você tem que investir tempo, esforço e também um pouco de dinheiro em seus métodos de campanha e parafernália. Mas, o mais importante, você deve promover seus objetivos em relação ao que pode e deseja fazer pelo Sindicato, junto com seus pontos fortes e integridade como membro do Sindicato.