Um notário público é alguém que atesta a autenticidade de uma assinatura em muitos tipos diferentes de documentos. Isso é fundamental para garantir que a pessoa que assina tal documento é de fato o indivíduo que deveria ser e está fazendo isso por sua própria vontade.
O notário público é, em essência, aquele que garante a legalidade dos documentos assinados em caso de litígio. Por seus serviços, o notário geralmente recebe uma taxa que é definida pelo estado.
Ligeiramente diferente
Para se tornar um notário, o candidato deve seguir uma lista de etapas para inscrição e vínculo. Descritas abaixo estão as etapas gerais sobre como se tornar um notário, embora os requisitos de alguns estados possam ser um pouco diferentes.
- Requisitos de idade e residência: Para se tornar um notário, uma pessoa deve ter pelo menos 18 anos de idade e ter residência física e permanente no estado em que deseja se tornar um notário.
- Baixe e preencha um formulário: Visite a página da web do estado em que você está se candidatando ou o site da Associação Nacional de Notários para um pedido. Preencha o formulário e envie ao seu estado. Antes de enviar sua inscrição, pesquise os requisitos do seu estado para se tornar um notário público para garantir que você está qualificado.
- Obtenha uma fiança: um notário público deve ser sujeito a obrigações. Os requisitos de vínculo são determinados pelo estado em que você está se inscrevendo para se tornar um notário. Certifique-se de que pode obter uma caução antes de se candidatar a uma comissão notarial. Muitas seguradoras podem ajudar na obtenção de uma fiança dentro dos requisitos do seu estado.
- Faça seu juramento: Após ser notificado sobre a aceitação de sua inscrição, você deve prestar juramento perante um tabelião público.
- Adquira seu selo e cartões de visita: Ser um notário significa que você pode oferecer seus serviços a uma série de empresas em um dos muitos setores que exigem esse trabalho, incluindo bancos, advogados e seguradoras. Você deverá pagar impostos sobre as taxas que receber, mas não estará sujeito a impostos de trabalho autônomo.
Tornar-se um notário público é uma ótima maneira de complementar sua renda. Saiba também que um notário pode realizar alguns serviços civis, como casamento, em determinados estados; isso tem o potencial de aumentar seus ganhos. Não se esqueça de voltar a candidatar-se, pois o notário público tem prazo determinado e deve renovar periodicamente o seu mandato para continuar a exercer as suas funções.