Costureira é a mulher que ganha a vida ou trabalha costurando. Uma costureira é chamada de seamster. A habilidade básica que uma costureira precisa saber é costurar. Ele ou ela não precisa ter outras habilidades para fazer roupas do zero ou para ajustar roupas costuradas em um corpo real. Costureira não é sinônimo de costureira.
Para se tornar uma costureira profissional, a pessoa precisa ter dominado habilidades especiais e deve ter um conhecimento adquirido de como remendar e fazer roupas. Em seu ramo de trabalho, ela terá que costurar bainhas, fazer reformas, consertar zíperes e botões, e consertar lágrimas. Ela pode ser uma operadora de fábrica de máquinas que apenas faz costuras ou uma costureira que trabalha em uma alfaiataria e aceita trabalho por trabalho. Ela também pode trabalhar em um negócio relacionado a roupas, como em lavanderias ou empresas que oferecem serviços de costura. Essa ocupação também é popular entre as mães ou pais que precisam de um meio para ganhar dinheiro sem sair de casa.
Uma costureira que ganha a vida costurando é considerada alfaiate. As aprendizes de costureira costumam trabalhar com uma costureira mais experiente por muitos anos antes que ela seja aceita como costureira profissional em uma loja ou possa trabalhar por conta própria. Normalmente, uma costureira começa como aprendiz como parte de uma equipe e, lentamente, vai avançando para se tornar uma costureira profissional.
Prolongue o desgaste da roupa
Como aprendiz, ela estuda como consertar, bordar, criar novos padrões de costura e trabalhar em vários tecidos, consertar roupas e outras habilidades úteis. Ela estuda como saber a diferença entre sublinhado, forro e entretela; aprende mais sobre padrões de corte e peças; cria costuras sólidas bem escondidas; aprende como prevenir o enrugamento; estuda como estender o desgaste das roupas; determina os tipos de tecidos, quando usá-los, como trabalhar tecidos como flanela ou lã; e como trabalhar com caxemira delicada ou seda.
Quanto mais habilidosa for uma costureira, mais altas serão as taxas de seus serviços. Anteriormente, apenas famílias ricas podiam pagar os serviços de uma costureira. Quando necessário, uma costureira junto com sua equipe de aprendizes podem ser contratadas para criar peças especiais projetadas para ocasiões específicas. As costureiras que desenvolveram novas técnicas de costura podem contribuir para a criação de novas modas.
Hoje, algumas pessoas ainda contratam os serviços de costureiras independentes para criar peças sob medida para ocasiões especiais ou para remendar peças de vestuário. As casas de design de moda usam equipes de costureiras para criar suas coleções. As costureiras profissionais são capazes de fazer uso de tecidos de forma eficiente e podem criar padrões que podem ser replicados.
Para se tornar uma costureira de ponta, ela deve ter habilidades acima da média em matemática e ciências têxteis. Para algumas empresas de design de moda, eles exigem um diploma em design têxtil, artes ou moda. Costureiras sofisticadas podem cobrar taxas mais altas para pedidos de serviço mais difíceis.
Uma costureira ou carrocinha pode trabalhar por conta própria, em uma empresa, por projeto, em tempo integral ou parcial. Como todos usam roupas, sempre será necessária gente qualificada para consertar, fazer alterações ou remendar roupas. Para ganhar melhor, uma costureira ou carrocinha pode usar suas habilidades de costura para se especializar em trabalhos como desenho de vestidos de noiva, costura, confecção de sapatos ou conserto de sapatos, ou até mesmo fabricação de velas. Você também pode optar por se especializar apenas em alterações, remendos ou reparos de roupas.