Um arquiteto paisagista está envolvido no planejamento, projeto e supervisão de uma paisagem exterior. Eles auxiliam na criação de áreas como shopping centers, parques, campos de golfe, empreendimentos residenciais e campus universitários. Tornar-se arquiteto paisagista, como qualquer outra profissão, exige planejamento e muito trabalho.
Há uma grande quantidade de informações disponíveis na Internet, então o primeiro passo que você deve dar é pesquisar a profissão e tentar encontrar universidades que ofereçam programas credenciados em arquitetura paisagística. A Sociedade Europeia de Arquitetos Paisagistas oferece links muito informativos, bem como uma lista de programas universitários em seu site, que o ajudarão a começar.
Comece a preparar
Durante sua carreira de graduação, enquanto você trabalha para obter seu diploma de bacharelado que permite a entrada no campo, converse com o orientador da escola ou qualquer outro orientador acadêmico que puder. Quanto mais cedo você começar a se preparar para a pós-graduação, mais fácil será sua jornada.
Uma excelente forma de aumentar o seu conhecimento na área é matricular-se em disciplinas optativas com foco em regulamentação ambiental. Esta é uma área onde alguma experiência, ou pelo menos exposição, será muito útil conforme você progride em sua preparação para se tornar um arquiteto paisagista.
O mundo da arquitetura paisagística está se tornando mais voltado para a tecnologia a cada dia. Familiarize-se e torne-se o mais proficiente possível em design auxiliado por computador e tecnologia de sistemas de informação geográfica. Isso ajudará a diferenciá-lo e a aumentar suas chances de sucesso como arquiteto paisagista.
Firmas de arquitetura paisagística
Raramente você recebe o treinamento prático de que precisa para se preparar para se tornar um arquiteto paisagista na escola. Para obter alguma experiência prática, procure oportunidades em escritórios de arquitetura paisagística e passe um verão como estagiário.
Verifique se o estado em que você mora é um dos quarenta e cinco que exigem a licença de um arquiteto paisagista. Se for, depois de obter seu diploma universitário e um a quatro anos de experiência, você precisará fazer o Exame de Registro de Arquiteto Paisagista, que permitirá que você obtenha sua licença. Alguns estados também exigem um exame específico do estado como parte deste teste.
Enquanto você trabalha para se tornar um arquiteto paisagista totalmente licenciado, provavelmente trabalhará com o título de estagiário ou aprendiz e será supervisionado por um arquiteto licenciado. No entanto, esta é uma experiência valiosa e você deve aprender o máximo que puder trabalhar com alguém que já trabalhou na área.