Ser redator de esportes é o sonho de quase todo fã de esportes, exceto ser um atleta. Por ser um escritor de esportes, uma pessoa tem a oportunidade de ver eventos esportivos de alto nível incríveis que normalmente custariam uma fortuna para assistir - pense nas Olimpíadas, no Super Bowl ou as finais da NBA. Mas, em vez de pagar pelos ingressos na quadra, você seria o único a receber um bom pagamento no final do dia. Ser testemunha destes acontecimentos, bem como repórter para o resto do mundo, torna esta posição tão privilegiada. É através de suas palavras que o resto do mundo se lembraria de uma história de esportes, então há um certo grau de permanência. De certa forma, há uma imortalidade em ser um redator de esportes, assim como os grandes atletas são imortalizados na mídia.
Roger Federer quebrou
A habilidade mais importante que você deve possuir para ser um redator esportivo eficaz é um interesse genuíno por esportes. Isso não deve ser apenas um gosto de pedestre para competição. Para que pareça genuíno, tem que ser uma obsessão conhecer e compreender as regras e regulamentos desportivos, bem como conhecer as personalidades e as organizações que fiscalizam os jogos. Também é preciso ser um estudante de história do esporte para entender a gravidade de certos eventos. De outra forma, como você saberia que Roger Federer quebrou um recorde ou que Kobe Bryant tem menos anéis do que Michael Jordan? Um bom escritor de esportes deve ter uma obsessão estranha, mas saudável, por todas as coisas que envolvem esportes e o interesse em saber os pequenos detalhes que fariam os leitores continuar lendo e comprando revistas ou jornais.
As linhas entre esportes e entretenimento também se tornaram confusas. Uma boa base na cultura pop pode ajudá-lo a fazer referências e alusões que podem fundamentar certos jargões estranhos e personalidades desconhecidas. Esta tem sido uma tendência emergente na escrita esportiva hoje.
O primeiro passo para ser um escritor de esportes é simplesmente ser um bom escritor. Como estudante, você deve prestar atenção em suas aulas de Inglês, Literatura e Redação Criativa para refinar e melhorar seu domínio do idioma. Quanto mais você escreve e quanto mais feedback, melhor você ficará. Escrever para o jornal da escola ou se candidatar a um estágio ou posição de meio período no jornal da comunidade também o deixaria mais familiarizado com o ambiente de trabalho.
Carreira de escritor
Gradue-se em jornalismo na faculdade e leve sua carreira de escritor a novas alturas. Além de ser redator de jornal universitário, você também pode se candidatar a vagas em sites de esportes, revistas e jornais para, de alguma forma, construir um nome para si mesmo. Mesmo que seu nome não seja impresso, esta exposição aos movimentos da indústria pode ajudá-lo mais tarde.
Depois de se formar, você pode se inscrever para um cargo de tempo integral ou abrir sua própria editora ou site. Novos escritores também estão se tornando mais experientes em tecnologia agora. Sites de esportes como ESPN e SI agora apresentam podcasts e conteúdo de vídeo, tornando o papel de um redator de esportes ainda mais diversificado e emocionante.
Os esportes são um mundo emocionante. Mas fica mais empolgante por causa das pessoas que estão na linha de frente, relatando os eventos conforme eles acontecem. A escrita esportiva é uma carreira de alto nível pela qual muitos clamam, mas nem todos podem alcançar.