A pirografia é uma arte muito obscura para a maioria das pessoas, mas é uma forma de expressão usada desde os tempos antigos. Na verdade, foi no antigo Egito quando esta forma de arte passou a existir. Tecnicamente, a pirografia é a arte de criar uma imagem em uma tela de madeira ou couro queimando partes específicas da tela usando uma variedade de ferramentas aquecidas em graus variados. Você pode comparar a arte a um simples esboço no papel usando vários tons de lápis; no entanto, em vez de lápis, você está usando fogo e, em vez de papel, está usando um bloco de madeira ou uma folha de couro. Uma vez que esta forma de arte não é comum e requer habilidade e cuidado, você vai querer saber o básico sobre como fazer isso. Dito isso, aqui estão algumas dicas sobre como você pode começar a fazer pirografia.
Conheça os materiais. Os materiais usados para esta forma de arte são incomuns. Por exemplo, você precisará de uma tela. Pode ser um pedaço de couro ou um bloco de madeira, especialmente feito de sicômoro ou bétula. Você precisará de um atiçador de madeira ou caneta e também de uma lixa. Com relação ao pôquer ou caneta, você vai querer investir em uma variedade de pontas diferentes, já que cada ponta só pode produzir um estilo ou formato específico. Encontrar esses materiais localmente pode ser difícil, mas algumas lojas de materiais de arte os vendem. Você também pode verificar online, pois existem muitas lojas online que fornecem esses suprimentos.
Prepare seu espaço de trabalho. Como você lidará com fogo e fumaça, com certeza desejará trabalhar em uma área bem ventilada. É altamente recomendável trabalhar ao ar livre devido aos riscos de incêndio, mas você também pode criar a arte dentro de casa, desde que tenha exaustão e ventilação suficiente para que os vapores não o incomodem enquanto você trabalha.
Conheça as técnicas. O processo é simples se você pensar bem. Tecnicamente, para criar uma imagem, tudo o que você precisa fazer é aquecer uma ponta até um certo grau com um fogo bem protegido e contido. Depois de atingir o grau de calor desejado, tire a ponta do fogo e use-a para marcar a tela, seja madeira ou couro. Embora esse processo possa parecer simples e direto, para criar uma bela obra de arte, você definitivamente terá que aprender os vários traços e técnicas associadas à arte. A imagem que você criar dependerá do calor da ponta, da pressão aplicada, da ponta usada e do curso em si. Para aprender mais sobre as técnicas dessa arte, você faria bem em assistir a uma aula ou, pelo menos, assistir a um DVD instrutivo.
Bem, essas são as dicas básicas que podem ajudá-lo a começar a criar maravilhosas obras de arte pirográfica. Depois de aprender a segurar as pontas com o atiçador de lenha ou caneta e como aplicar a pressão e o calor corretos na tela, as próximas fases para se destacar nessa arte exigirão prática e paciência constantes.