Como usar periféricos em ferramentas profissionais?
Amélia Garcia Neto
• 4 min de leitura
"Periféricos" no mundo da computação significa qualquer dispositivo conectado ao computador, mas não faz parte do sistema. Exemplos comuns de periféricos são impressoras, scanners, microfones, webcams e alto-falantes. Enquanto isso, o Pro Tools é uma plataforma da Avid Technology, usada como uma estação de trabalho de áudio digital. Este é um dos aplicativos usados por profissionais para gravar e editar música para televisão, cinema e indústria musical. No entanto, este é apenas um software. O uso de periféricos como teclado, microfone, alto-falantes e interfaces de áudio incentivará o uso fácil do Pro Tools em comparação com apenas teclado e mouse.
O problema é que usar periféricos no Pro Tools pode ser uma tarefa assustadora, especialmente se você não estiver bem orientado. Ser guiada pelos seguintes etapas gerais abaixo:
Compre um pacote para um sistema completo de ferramentas profissionais. É fácil gastar cerca de 29900€ por um sistema Pro Tools completo e de ponta. Mas o sistema mais básico custará apenas cerca de 370€ Inclui as interfaces e o software. Considere começar com o básico. Pegue o jeito do Pro Tools comprando o sistema básico. Isso é mais fácil de configurar e aprender. Tudo o que você precisa fazer é instalar as peças de hardware e, em seguida, os drivers de dispositivo que os acompanham. Isso funciona da mesma forma que o sistema topo de linha, mas a preparação dos periféricos será mais complicada.
Comprar um computador compatível é outra história. E como você trabalhará com periféricos para o Pro Tools, também precisará de um computador de última geração. Portanto, há muitos fatores que você precisa considerar ao comprar o Pro Tools. Você não considerará apenas o software, mas também as diferentes peças de hardware de que precisará e serão compatíveis com ele e com o computador. Pense também em suas habilidades. Um sistema Pro Tools de ponta pode ser complicado, mesmo se você já dominar um software de edição e gravação de áudio amigável.
Compre periféricos separados. O Pro Tools aceita apenas periféricos aprovados. Esses periféricos geralmente são fabricados por uma empresa terceirizada. Além de verificar a aprovação do Pro Tools, você também deve verificar a compatibilidade de sua máquina para executar o software e o hardware.
Instale as ferramentas profissionais. Basta seguir o procedimento de configuração normal ao instalar os aplicativos. Isso normalmente inclui instruções na tela, mas as versões mais avançadas são mais complicadas de instalar. O software possui instruções para ajudá-lo a configurá-lo. Se não puder ser instalado mesmo após seguir as instruções, verifique novamente os requisitos do sistema. Reinicie o computador após o processo de instalação. Verifique se o software está funcionando perfeitamente bem.
Conecte o periférico ao computador. Ele exibirá uma mensagem de que detectou um novo dispositivo. Normalmente, os periféricos do Pro Tools podem ser facilmente reconhecidos pelo software. No entanto, periféricos mais avançados precisarão de uma instalação separada para o driver. Nesse caso, instale primeiro o driver do dispositivo. Reinicie o computador e verifique se o dispositivo está funcionando perfeitamente. Agora você pode usar o periférico com o Pro Tools. Siga a mesma etapa para instalar mais periféricos.
Versão Pro Tools
Observe que as etapas acima são para referência geral. Etapas específicas dependerão muito da versão do Pro Tools e do periférico que você deseja usar. O dispositivo deve ter seu próprio manual sobre como deve funcionar com o Pro Tools. Use essas informações para instalar o hardware corretamente. Se você tiver um problema insolúvel, ligue para o suporte técnico do Pro Tools ou do fabricante do periférico. Com o alto custo dessas coisas, elas devem vir sempre com garantia e suporte pós-venda.