O "phishing" - uma tentativa de extrair informações confidenciais eletronicamente de alvos desavisados - tornou-se um grande negócio para os golpistas. A maioria desses hoaxes vem na forma de um e-mail com aparência oficial de uma empresa que você usa ou em que confia. Ao criar e-mails e sites com aparência autêntica, esses criminosos tentam obter acesso às informações de sua conta. Aqui estão algumas maneiras de evitar esses tipos de tentativas de roubo de identidade.
Examine a mensagem de e-mail com atenção. Muitas vezes, os golpistas mudam ligeiramente a grafia da empresa ou o logotipo de uma forma tão pequena que a maioria das pessoas nunca os reconheceria. Eles fazem isso para se proteger. Fique atento ao ler cuidadosamente e-mails suspeitos.
Passe o mouse sobre qualquer link no corpo do e-mail. Se você usa um sistema de e-mail baseado na web (como Hotmail, Yahoo ou Gmail, entre outros), pode colocar o cursor sobre os links do e-mail e ver para onde eles estão direcionando você. Olhe para o canto esquerdo inferior da janela do navegador quando o mouse estiver sobre o link. Mesmo que o texto do link na mensagem seja um site em que você confia, você pode ver para onde clicar no link realmente direcionará você.
Nunca forneça sua senha ou outras informações pessoais quando solicitado por e-mail. Quase todas as empresas online respeitáveis nunca pedem essas informações na Internet. Se você suspeitar de um e-mail, ligue para a empresa de onde ele supostamente foi enviado e veja se ela realmente enviou esse e-mail para seus membros.
Não clique em nenhum link de um e-mail. É uma boa prática copiar e colar o texto do link na barra de endereço. Se você fizer isso, provavelmente será direcionado para um site seguro, em vez de ser direcionado para um site fraudulento.
Relate quaisquer tentativas conhecidas de obter suas informações que sejam falsas. Muitos provedores de e-mail agora têm um link para relatar esse tipo de comportamento suspeito. Você também pode enviar esses emails falsos para http://antiphishing.org para serem examinados por especialistas. Relatar esses boatos impedirá que eles se espalhem ainda mais.
Cuidado:
Existem vários aplicativos de software "anti-phishing" e filtros de e-mail à venda. Eles são desnecessários se você estiver vigilante e sempre cético em relação a e-mails solicitando informações confidenciais ou exigindo que você clique em links suspeitos.
Dicas rápidas:
Verifique a página inicial da empresa listada no e-mail. Freqüentemente, há avisos em seus sites sobre golpes de phishing conhecidos e podem colocar sua mente imediatamente à vontade.
Coisas que você nunca deve dar por e-mail ou depois de clicar em um link enviado por e-mail: números de conta, CPF, senha, ID de login, nome completo, endereço, telefone.
Se você nunca fez negócios com a empresa que enviou o e-mail, trata-se de uma tentativa de phishing. Informe o seu provedor de e-mail ou uma organização anti-phishing.