Antes que os mecanismos de pesquisa se tornassem o meio preferido de busca de informações online, havia diretórios e portais. Esses diretórios tentaram organizar a web de acordo com categorias e classificações predefinidas. Um exemplo foi a versão inicial do Yahoo! Hoje, porém, quando você precisa encontrar algo online, você pesquisa por meio de seu mecanismo de busca preferido. Você provavelmente usa qualquer um dos três mecanismos de pesquisa mais populares da atualidade: Google, Yahoo! e MSN.
Pesquisar é tudo sobre palavras-chave. O Google e outros mecanismos de busca rastreiam regularmente a web por meio de sua vasta rede de interligação e indexam sites de acordo com as palavras-chave que contêm, a popularidade do site e os bairros de links aos quais pertencem. E quando você pesquisa por uma determinada palavra-chave, o mecanismo exibe as correspondências classificadas de acordo com a relevância.
Para conduzir pesquisas mais eficientes, entretanto, você precisaria usar operadores para limitar sua pesquisa. No Google, por exemplo, aqui estão alguns exemplos.
Para pesquisar apenas em um domínio ou site da Web, use o operador site:. Para pesquisar artigos sobre o Twitter em performancing.com, por exemplo, insira o seguinte na caixa de pesquisa:
site: performancing.com Twitter
Para pesquisar frases exatas, coloque sua consulta entre aspas. Por exemplo, se você deseja pesquisar na Wikipedia por artigos que façam referência ao Mac Mini, você pode inserir isto na caixa de pesquisa:
"mac mini"
Para excluir qualquer palavra-chave, você pode usar o sinal de menos. Digamos que você queira procurar sites que escrevam sobre netbooks, mas não sobre a empresa Asus, você pode inserir:
Netbooks -asus
O Google geralmente exibe resultados de pesquisa usando sinônimos e palavras relacionadas. Você pode pedir ao Google para fornecer resultados apenas para palavras-chave exatas usando o sinal de mais. Por exemplo, você precisa procurar carros Toyota, mas não vans ou SUVs, e não carros da marca Lexus, você pode pesquisar:
+ Toyota + carro
Agora, além de usar o Google e outros mecanismos de pesquisa genéricos, você também pode contar com mecanismos de pesquisa de tópicos específicos para uma pesquisa mais rápida. Por exemplo, se você estiver procurando por conteúdo publicado em blogs e não em qualquer site da Web, pode pesquisar na Pesquisa de blogs do Google (blogsearch.google.com), icerocket.com ou Technorati.com. Se você deseja fazer download de multimídia por meio do protocolo BitTorrent, pode pesquisar rastreadores de torrent como o thepiratebay.org (mas lembre-se de respeitar os direitos autorais). Se você estiver procurando por uma pessoa em uma rede social como o Facebook, talvez possa usar a caixa de pesquisa do próprio Facebook.
A Web tem um oceano de informações e é muito difícil obter as informações corretas se você apenas pesquisar usando termos genéricos e metodologias genéricas. Embora o Google tente fornecer o melhor resultado possível, às vezes você terá que vasculhar as páginas de resultados de pesquisa para encontrar o certo. Mas se você puder usar operadores e se puder limitar sua pesquisa de acordo com sua necessidade, poderá encontrar informações com mais rapidez e eficiência.