Os efeitos sonoros são adicionados à música, vídeo e videogames para aprimorar de forma criativa o conteúdo dessa mídia. Em gravações de música, eles são usados para melhorar a qualidade ou alterar esteticamente o caráter de áudio das gravações. Na produção de vídeos, como filmes e televisão, eles são usados no suporte da narrativa visual. Eles desempenham o mesmo papel em videogames, mas com a dimensão adicional de interatividade.
Aprenda a operar o software de edição de áudio. O processo real de integração de efeitos sonoros depende do tipo de mídia ao qual eles serão adicionados. No entanto, o uso de software de edição de áudio sempre será necessário, pois esses tipos de aplicativos são projetados especificamente para lidar com dados de áudio. Cortar um pedaço de áudio de efeito sonoro em sua duração de tempo apropriada, convertendo-o em um formato apropriado ou projetando um som completamente novo - todas essas são operações que um software de edição de áudio profissional é capaz de fazer.
Aprenda alguns princípios básicos de engenharia de som. Como você trabalhará com efeitos sonoros, também é necessário familiarizar-se com alguns conceitos de engenharia de som. O que significam os termos reverberação, panorâmica, volume principal, coro, redução de ruído e equalização? Como eles afetam o resultado final? Quando devem ser aplicados? Você não precisa se tornar um engenheiro de som totalmente dedicado, mas ter pelo menos um nível de conhecimento leigo de tais termos o salvará de muitas tentativas e erros.
Música. Com música gravada, você só precisará do software de edição de áudio. A peça musical é carregada no aplicativo e os efeitos sonoros são recursos integrados ou plug-ins que podem ser aplicados diretamente. Eles podem ser integrados à peça inteira ou em faixas ou instrumentos específicos. Diferentes tipos de efeitos sonoros têm seus próprios parâmetros. O software profissional de edição de áudio geralmente permite ajustes individuais de tais parâmetros por meio de janelas pop-up. Como tudo é digital, é possível renderizar facilmente as alterações em tempo real ou desfazê-las com algumas teclas de atalho.
Vídeo. O software de edição de vídeo profissional geralmente tem seu próprio conjunto de recursos de edição de áudio. Alguns são ainda poderosos o suficiente para fornecer faixas de áudio separadas para diálogos, música e efeitos sonoros. Nesses casos, adicionar efeitos sonoros será simplesmente uma questão de carregar o arquivo de áudio específico e colocá-lo em sua sequência adequada na linha do tempo. No entanto, nos casos em que o software de edição de vídeo pode fornecer apenas uma única faixa de áudio, seria melhor preparar inicialmente o arquivo de áudio do efeito de som em um software de edição de áudio separado e carregue-o no aplicativo de edição de vídeo. Isso é necessário para que qualquer manipulação que você fizer no áudio do efeito sonoro não se aplique automaticamente ao diálogo e ao áudio da música.
Jogos de vídeo. Por serem interativos, os videogames têm um caráter não sequencial ou não linear. Isso significa que os elementos visuais e de áudio ocorrem dependendo do que o player faz. Ao contrário das duas mídias discutidas anteriormente, não há cronogramas nos videogames. O que você tem em vez disso é um fluxograma ramificado dos eventos do jogo definidos e definidos pela programação do jogo. Assim, os efeitos sonoros nos videogames são adicionados e armazenados como arquivos de dados de áudio discretos a serem acionados por qualquer ação do jogo iniciada pelo jogador.
Na época em que a mídia digital ainda era incomum, as pessoas que trabalhavam com efeitos sonoros tinham que sair e gravar sons reais e manipulá-los por meio de configurações complexas de máquinas analógicas separadas. Hoje em dia tudo pode ser feito em um computador com um ou dois softwares de edição. Na verdade, agora existem sites que oferecem bibliotecas de plug-ins de efeitos sonoros e arquivos de áudio de efeitos sonoros reais. Basta fazer o download e usar o que for apropriado. Claro que você ainda precisará se certificar de que eles estão em um formato compatível, cortá-los na duração de tempo correta e, possivelmente, ajustar seu volume e outras propriedades de áudio.