Se você pretende imprimir documentos comuns, o tipo padrão de papel de impressão deve ser suficiente.
Escolher o papel para a sua impressora pode ser um pouco difícil, especialmente agora que existem muitas marcas no mercado. Seguir essas etapas simples deve ajudá-lo na busca pelo tipo de papel apropriado para suas necessidades de impressão.
1. Identifique suas necessidades de impressão.
Se você pretende imprimir documentos comuns, o tipo padrão de papel de impressão deve ser suficiente. Imprimir fotografias, em cores ou em preto e branco, é outra questão. Se você é do tipo que tira muitas fotos digitais e deseja imprimir suas imagens capturadas para a posteridade, então você definitivamente precisará de papel fotográfico especializado para garantir que suas impressões sejam o mais nítidas e brilhantes possível. Um papel fotográfico de boa qualidade não só garante imagens vibrantes, mas também dura mais tempo em comparação com o papel de impressão normal.
2. Obtenha o tipo de papel apropriado para a sua impressora.
Requer papel especializado
As impressoras a jato de tinta e a laser têm especificações de impressão diferentes e, como tal, podem exigir papel especializado para impressão. Para ter certeza de que obterá o tipo de papel correto para o seu tipo de impressora, consulte o manual do usuário da impressora. As marcas recomendadas e as especificações do papel de impressão devem ser descritas no manual. Na maioria dos casos, o fabricante prescreve uma marca de papel projetada especialmente para sua linha de modelos de impressoras e tintas.
3. Opte por papel com acabamento feito especialmente para necessidades específicas de impressão.
Papel de impressão reciclado
Novamente, consulte o manual do usuário para saber o peso máximo de papel de copiadora que sua impressora pode acomodar.
Se você deseja criar impressões brilhantes e vívidas, a escolha do acabamento correto deve ser levada em consideração. O melhor tipo de papel para imprimir fotografias coloridas são os brilhantes. O papel brilhante para copiadora, entretanto, é bastante caro. Você pode optar por papel com acabamento fosco se quiser economizar dinheiro. O papel de impressão reciclado está até disponível, embora eles não produzam impressões tão satisfatórias.
Os papéis de impressão mais pesados quase sempre são melhores do que os mais leves. Isso ocorre porque o borrão da tinta é menos frequente, pois o papel é mais espesso. Novamente, consulte o manual do usuário para saber o peso máximo de papel de copiadora que sua impressora pode acomodar.
O papel para copiadora é um dos consumíveis mais caros. Saber exatamente quais são as suas necessidades de impressão é crucial se você deseja evitar comprar algo que acabará sendo desperdiçado. Embora a opção pelo papel de copiadora da melhor qualidade possa custar muito, considere a economia que você obterá. O problema de ter que comprar um pouco mais de papel e refazer a impressão só porque você não estava satisfeito com a qualidade das impressões feitas em papel de copiadora mais barato será convenientemente evitado.