Transferir a música de suas fitas de áudio antigas para o PC para obter uma cópia digital ou gravá-la em um CD de áudio é uma tarefa muito simples de realizar, desde que você tenha os dois lados do espectro de tecnologia configurados. No lado da fita cassete de áudio analógica, você precisará de um toca-fitas conectado a um aparelho de som com alto-falantes. No lado digital que é o seu PC, você vai querer ter algum tipo de software de gravação e uma placa de som instalada. No meio, você precisará de um plugue RCA padrão para um conector mini jack. Se você tiver tudo isso, poderá transferir facilmente a música analógica em suas fitas cassete para o seu PC, convertendo-a em música digital no processo. Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo no processo.
Configure o lado da fita cassete. Compre um toca-fitas que ainda possa tocar fitas de áudio antigas. Conecte o reprodutor à entrada de linha do aparelho de som. Insira uma fita cassete e teste a conexão. Se você conseguir ouvir o som em ambos os alto-falantes, então você configurou-o corretamente. Neste ponto, pegue seu RCA para o conector mini jack e conecte os conectores RCA vermelho e branco na saída do estéreo.
Configure o lado do PC. Em primeiro lugar, o seu PC precisará de uma placa de som e é altamente recomendável ter uma placa de som PCI-express ao invés da placa on-board porque a qualidade de uma fonte de áudio externa será maior com uma placa de som adicional. Agora, além da placa de som, você definitivamente precisará de um aplicativo que possa gravar áudio de um dispositivo externo que passa pela sua placa de som. O Windows Vista e o 7 têm um aplicativo de gravação de som integrado que você pode usar, mas se quiser realmente obter o melhor som de suas fitas de áudio, considere um software de gravação mais avançado. Quando o software e o hardware estiverem prontos, conecte o mini jack à placa de som para conectar a saída do estéreo à entrada do PC.
Coloque a fita cassete. Defina a música na fita cassete avançando ou retrocedendo até chegar ao início da faixa que deseja gravar. Neste ponto, faça uma pausa.
Comece a gravar. Agora que a fita cassete foi ajustada, é hora de configurar o software de gravação de áudio digital. Execute o programa e configure tudo para que ele grave o áudio que irá do toca-fitas para o aparelho de som, através do cabo, para a placa de som e para o software que salvará a gravação como um arquivo digital. Coordene o pressionamento do botão de gravação no PC com o pressionamento do botão de reprodução na fita cassete. Deixe a música tocar até o fim. Quando isso acontecer, pare o software e a fita cassete ao mesmo tempo. Salve o novo arquivo de áudio digital e teste-o. Se a qualidade for boa, você transferiu com êxito a música de uma fita cassete para o PC.
Depois de salvar o arquivo, você pode repetir o mesmo processo com todas as outras fitas de áudio que tiver em mãos. Uma vez que cada faixa tenha sido transferida para o PC, você pode querer gravá-la em um CD de áudio para transferir com sucesso uma fita cassete para um CD de áudio totalmente digital.