Ao falar de portas de computador, duas coisas diferentes podem ser mencionadas. Pode significar a porta de hardware que serve como uma conexão física para um computador e seus dispositivos periféricos, ou pode significar a conexão lógica ou de dados usada por programas ou processos de rede para trocar dados diretamente.
Portas de hardware. Esses conectores físicos facilitam a comunicação e transferência de dados entre um computador e um dispositivo de hardware externo. Sua principal vantagem é que permite a fácil substituição de dispositivos externos. Por exemplo, quando um teclado, mouse ou monitor funcionam mal, pode-se simplesmente desconectá-lo e substituí-lo por um modelo funcional com especificações compatíveis. Geralmente, existem três tipos de portas externas em um computador: serial, paralela e USB. As portas seriais podem ser curtas ou circulares, como nos soquetes atrás do PC, onde o mouse e o teclado se conectam. Eles são chamados assim devido à maneira como transmitem dados, que é de 1 byte por vez ou em série. As portas paralelas, por outro lado, podem ser soquetes retangulares curtos ou longos. É aqui que a maioria das impressoras antigas se conecta. Eles são mais rápidos na transmissão de dados do que as portas seriais porque enviam os 8 bits de um byte de dados em paralelo, em vez de em série. Assim, um conector paralelo precisaria de 8 fios, enquanto um conector serial precisaria apenas de um. Finalmente, há o Barramento serial universal ou porta USB. Este é um dos designs mais recentes em portas externas de computador e substituiu a maioria das portas seriais e paralelas. Teclados, mouse, impressoras, scanners, webcams, drives flash e outros dispositivos agora possuem conectores USB. É plano e retangular e pode ser encontrado na parte traseira e / ou na frente de um computador. O objetivo do USB é ser o conector padronizado para a maioria dos dispositivos periféricos.
Portas lógicas. Os protocolos da Internet são um conjunto de padrões ou regras que governam a comunicação de dados em uma rede de computadores. Todos os protocolos e seus processos associados usam uma porta específica. Essas portas são identificadas numericamente de 0 a 65535. Esses números de identificação são padronizados pelo grupo denominado Internet Assigned Numbers Authority (IANA) para que sejam reconhecidos e usados globalmente. Por exemplo, servidores que enviam e-mail usam Simple Mail Transfer Protocol(SMTP) que é gerenciado por um processo de servidor específico. Este processo está associado aos dados corretos por meio da porta atribuída, que é a porta 25. As portas numeradas de 0 a 1023 são rotuladas como Portas conhecidas porque foram associadas por muitos anos a serviços padrão, como e-mail (SMTP) e navegação na web (Protocolo de transferência de hipertexto ou HTTP). As portas com o número 1024 e acima não estão consistentemente associadas aos processos de rede comuns e são rotuladas como portas registradas.
Virtuais ou físicas, as portas do computador são essencialmente pontos de interseção onde dois ou mais dispositivos ou programas podem trocar dados. Saber um pouco sobre eles pode ajudar os usuários regulares a manter e solucionar problemas de hardware de seus sistemas e / ou segurança de rede.