Como compreender os tipos de máquinas de impressão?
Christian Jácomo Valência
• 4 min de leitura
Ao longo do século passado, houve muitas descobertas no que diz respeito aos métodos de impressão. Desde a primeira máquina de impressão de Gutenberg até a impressora de computador pessoal atual, o nível de sofisticação pode ter mudado, mas a essência permanece a mesma. A impressão não é apenas uma função mecânica realizada por dispositivos de máquina de impressão; é uma forma de arte. A impressão permite que a arte seja replicada e imortalizada. Permite que as ideias sejam lançadas no mundo imprimindo a palavra escrita.
Dispositivos de máquina de impressão
A impressão de documentos é rápida e fácil e, uma vez feita, a impressão resultante também é conhecida como sua 'cópia impressa'. Existem dois tipos de dispositivos de máquina de impressão:
Impressoras de impacto. Esses tipos de impressoras usam uma cabeça de impressão contendo pinos de metal, que atingem uma fita com tinta colocada entre a cabeça de impressão e o papel. Funciona como uma "máquina de escrever". Alguns têm apenas 9 cabeças, mas as cabeças de impressão podem ter até 24 pinos de metal que fornecem melhor resolução para suas impressões ou cópias impressas. Exemplos de impressoras de impacto são a impressora matricial e a margarida.
Impressoras matriciais. Essas impressoras formam caracteres a partir de uma matriz de pontos. Este é o tipo de impressora mais barato e barulhento. A qualidade das impressões é ruim. Idealmente, eles são usados apenas para impressões de cópia carbono. É executado rápido, o que economiza tempo. Pode imprimir até 500 caracteres por segundo.
Daisy Wheel. Caracteres de metal moldado são usados para imprimir em papel usando um martelo e uma fita. Isso funciona e é semelhante em mecanismo a uma máquina de escrever básica. A impressão é muito lenta (cerca de 90 caracteres por segundo). A qualidade da saída de impressão quando você usa este dispositivo é semelhante à de uma máquina de escrever eletrônica. Como os caracteres na roda são fixos, alterar a fonte ou o tamanho dos caracteres exigiria que a roda fosse alterada.
Impressoras sem impacto. As impressoras sem impacto funcionam de forma mais silenciosa do que as impressoras de impacto. Isso ocorre porque suas cabeças de impressão não atingem o papel durante o processo de impressão.
Impressora térmica. Esse tipo de impressora usa calor, expondo um tipo especial de papel térmico a elementos aquecidos para produzir pontos escuros que formam os caracteres. O padrão de impressão produzido é ruim. O papel térmico tende a escurecer ou desbotar com o tempo. Isso só é usado para documentos ou pedaços de papel destinados a uso temporário e não para aqueles que se destinam a arquivamento indefinido. Um conselho: se você quiser manter um documento impresso em papel térmico por muito tempo, faça uma fotocópia e guarde esta cópia.
Impressora a laser. Este tipo de impressora usa um feixe de laser (daí o termo) e tinta em pó seco para formar caracteres no papel. O resultado é muito bom. As impressoras a laser também geram imagens gráficas de boa qualidade.
Impressora a jato de tinta. Este tipo de impressora é o melhor para fazer impressões coloridas. Ele faz uso de cartuchos de cores magenta, amarelo e ciano para criar tons de cores diferentes. Isso permite uma impressão de boa qualidade e barata.
Existem também outros métodos de impressão usados por empresas de impressão. Um exemplo de técnica de impressão é a impressão em offset. Isso envolve um processo que faz uso de equipamento de impressão de tela. A impressão offset é feita transferindo (ou deslocando) uma imagem com tinta de uma placa para uma manta de borracha e, em seguida, para a superfície de impressão usando uma prensa de máquina. A impressão offset é a técnica de impressão mais comum usada na impressão comercial de grande porte.
Empresas de impressão offset modernas
A impressão offset é uma maneira barata de realizar trabalhos de impressão em massa. A maioria das empresas de impressão offset moderna usa um método de computador para chapa em vez do método mais caro de computador para filme. Nas últimas décadas, a flexografia (usada para impressão em quase qualquer tipo de substrato, que inclui filmes metálicos, plástico, papel e celofane) se tornou a forma de impressão mais usada porque é rápida e barata. A impressão offset também pode ser usada em combinação com um processo litográfico que basicamente mantém as áreas não imprimíveis livres de tinta.