O roteador gigabit é um periférico de computador muito importante que permite não apenas conectar-se a redes de computadores e à web, mas também transferir enormes quantidades de dados. Por meio do roteador gigabit, você pode transferir e receber arquivos com velocidade de até um gigabyte por segundo, o que é aproximadamente dez vezes mais rápido que o roteador normal. Veja como você pode configurar e usar seu próprio roteador gigabit.
Compre o roteador. Antes de sair correndo para a loja de computadores mais próxima e comprar o primeiro roteador gigabit que você vir, faça sua pesquisa primeiro e procure um roteador que ofereça ótimo desempenho por um preço decente. Existem muitos sites que fornecem avaliações sobre roteadores gigabit. Verifique-os primeiro e veja se os usuários anteriores estavam satisfeitos. Nem todos os roteadores são feitos da mesma forma e alguns podem ser mais problemáticos do que outros. Você não quer acabar com um roteador que morrerá ou perderá a conexão a cada poucos minutos.
Conexão de internet. Em seguida, verifique se você tem uma boa conexão com a Internet. Uma das principais vantagens de um roteador gigabit é sua velocidade, mas a menos que você tenha um provedor de serviços de Internet que possa corresponder à velocidade do roteador, seu roteador será semelhante a qualquer outro roteador. O único motivo pelo qual você deve usar um roteador gigabit se tiver uma conexão de Internet muito lenta é se for usá-lo para transferir arquivos de um computador em casa para outro, sem fio. Outro recurso, que quase todos os roteadores gigabit agora possuem, são as conexões sem fio. Se muitos computadores e laptops se conectarem ao roteador, certifique-se de que sua conexão com a Internet seja rápida o suficiente para ser dividida em vários computadores conectados a ela.
Configurando seu computador. Em seguida, conecte o roteador gigabit à linha principal de Internet. A maioria dos roteadores é muito simples de usar. Ligue o roteador usando as instruções do manual e ele deve começar a transmitir o sinal de Internet pela casa. O que é importante, entretanto, é que seus computadores sejam configurados para receber os sinais. Primeiro, os computadores devem estar prontos para Wi-Fi e sua rede deve ser configurada para poder visualizar os outros computadores e redes que seu roteador representa. Os novos computadores Vista, Windows 7 e Mac podem fazer isso automaticamente, mas para computadores XP, você precisará usar o Assistente para configuração de rede primeiro.
Firewall. Também é importante que você configure um firewall, especialmente se estiver usando o roteador gigabit sem fio. O roteador sem fio é semelhante a um rádio e as pessoas dentro do alcance serão capazes de captar o sinal usando seus computadores. Para evitar que sua rede e computador sejam hackeados ou usados por pessoas não autorizadas, não configure o roteador para uso público e use um firewall para proteger seu computador. A maioria dos computadores vem com seus próprios firewalls, mas é melhor usar firewalls dedicados. Existem versões pagas, mas você também pode usar software gratuito, como o Firewall do Comodo.
Por meio dessas etapas fáceis, você pode começar a desfrutar de um roteador de alta potência - onde quer que esteja em sua casa ou escritório. Com um roteador gigabit, a rede doméstica nunca foi tão fácil.