Um computador não conectado a nenhum outro computador é relativamente seguro. É protegido contra infecções de vírus, ataques de intrusão de crackers, instalação automatizada de spyware e muitas outras ameaças potenciais que existem em um ambiente de computador em rede. Esse computador também não consegue se conectar à Internet. Mais importante, esse computador é raro hoje em dia. Na era atual dos computadores em rede, a importância de um firewall nunca deve ser subestimada. Um firewall de software pode bloquear com eficácia as conexões que podem expor seu computador a vários riscos. Este guia explicará algumas etapas que você pode seguir para verificar a existência de um firewall.
A maneira mais fácil é verificar a existência de um firewall local. Na verdade, deve ser uma das primeiras coisas a verificar após a instalação do sistema operacional. Um firewall local é um firewall instalado em seu computador. O Microsoft Windows (com Service Pack 2 ou superior) instala um firewall integrado que geralmente é suficiente para o usuário em geral. No entanto, o simples fato de estar instalado não significa que esteja necessariamente ativo ou em execução. Como você verifica o status do Firewall do Windows? É muito fácil fazer isso. Basta uma visita rápida à Central de Segurança do Windows clicando no menu Iniciar, abrindo o Painel de Controle e selecionando Central de Segurança. A janela da Central de Segurança mostrará se o Firewall do Windows está instalado e, em caso afirmativo, se está ativado ou desativado. Um botão verde "LIGADO" indica que o firewall está instalado e funcionando. Caso contrário, você precisará instalar um. Se um firewall não existe ou não está ativo, a janela da Central de Segurança também oferece sugestões sobre como corrigi-lo.
Suítes de segurança da Internet
Apenas um software de firewall deve estar em execução em um computador por vez. Executar mais de um firewall pode resultar em conflitos e pode comprometer o seu computador em vez de protegê-lo. Muitos programas antivírus também vêm com um firewall. Se desejar, você pode usar o firewall do programa antivírus no lugar do que vem com o Windows. Algumas suítes de segurança da Internet, como Norton, McAfee e Comodo, também vêm com um firewall integrado. Eles geralmente têm guias fáceis de usar que explicam como configurar o firewall sem entrar em conflito com o Firewall do Windows.
Como um serviço para seus assinantes, quase todos os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) oferecem uma camada extra de proteção configurando um firewall no nível do ISP. Esses firewalls ajudam muito no bloqueio de certas conexões de entrada potencialmente arriscadas do resto do mundo exterior. Os ISPs fazem isso fechando certas portas. Você pode verificar a existência de um firewall de nível de ISP executando um teste online em sites de teste de firewall. Muitos desses sites não apenas verificam a existência de um firewall, mas também testam quais portas estão inacessíveis ou bloqueadas.
Muitos usuários da Internet são vítimas de ataques mal - intencionados simplesmente por desconhecerem a segurança da rede. Ataques maliciosos podem resultar na perda de dados importantes em seu computador. Verificar se há um firewall pode ser apenas uma das primeiras etapas mais importantes que você pode fazer para proteger seu computador contra malware e outras formas de violações de segurança.