Como encontrar software de segurança de rede gratuito?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 4 min de leitura
Em uma época em que a conectividade com a Internet costuma ser uma necessidade absoluta, as empresas e os computadores domésticos geralmente estão interconectados. Isso traz benefícios, mas também apresenta riscos, especialmente para a segurança. Alguns dos riscos envolvidos quando os computadores estão em rede são vírus e outros malwares que se espalham pelos computadores locais, hackers e intrusões externas e informações confidenciais roubadas por indivíduos com más intenções.
Portanto, os administradores de rede geralmente consideram necessário instalar um software de segurança de rede para garantir que o software e as informações estejam seguros. Não existe um único software que possa proteger contra todos os tipos de intrusões e, portanto, os administradores de rede geralmente usam um conjunto de software diferente para lidar com essas ameaças diferentes. Aqui estão alguns exemplos de software de segurança de rede gratuito e onde encontrá-los.
Snort permite que os administradores de rede detectem
Detecção de intrusão. A intrusão na rede está entre as ameaças mais sérias que uma rede pode enfrentar. Isso ocorre porque geralmente há uma pessoa mal-intencionada por trás dessas invasões, e a intenção geralmente é obter acesso a informações confidenciais. Um bom exemplo de software de detecção de intrusão gratuito é o Snort, que tem versões disponíveis para Windows e sistemas baseados em Unix. O Snort permite que os administradores de rede detectem se há aplicativos em execução na rede ou portas sendo abertas com a intenção de obter acesso.
Farejando pacotes. Outro aspecto importante da segurança da rede é a detecção de pacotes. Isso permite que um administrador de rede analise quais dados passam pela rede, o que pode envolver código malicioso, invasões ou outras formas de riscos. A detecção de pacotes é, na verdade, uma ferramenta que os hackers também usam para obter acesso aos dados que se movem em uma rede, mas também pode ser usada de forma proativa por administradores de rede. Alguns exemplos são Ethereal, que foi renomeado para Wireshark. O software permite que os administradores de rede capturem o tráfego da rede e o reconstruam, para ver que tipo de informação está sendo enviada, recebida e acessada.
Portas inseguras em execução
Varredura de portas. Freqüentemente, as redes podem ser invadidas quando há portas abertas e não seguras em execução no servidor. Uma varredura de porta é uma maneira relativamente rápida de detectar qualquer porta aberta, que pode então ser fechada ou protegida com uma senha. Existem vários scanners de porta disponíveis para download gratuito. Alguns exemplos incluem Shields up! e espião de LAN.
Criptografia. O tráfego de rede geralmente é enviado e recebido em texto não criptografado. Portanto, qualquer pessoa com acesso físico à sua rede (mesmo sem fio) pode farejar pacotes e reconstruí-los em seu computador, podendo espionar conversas e talvez até mesmo pegar senhas. A criptografia garante que os dados sejam enviados e recebidos com segurança e que a identidade do remetente e do destinatário também esteja protegida. Um exemplo de software de criptografia grátis é PGP.
Antivírus. Por último, uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco. Uma rede é tão segura quanto o nó ou computador mais fraco nela. Portanto, como primeira linha de defesa, um administrador de rede deve se certificar de que todos os computadores que estão conectados à rede fisicamente e sem fio devem estar executando o software antivírus. Existem dezenas para escolher, que incluem ofertas pagas e gratuitas. Alguns exemplos de software antivírus gratuito que são eficazes, leves e fáceis de usar são AVG e Avast!. Esse software também oferece atualizações automáticas regularmente, para que você possa ter certeza de que seus computadores estão protegidos, mesmo com a criação de vírus todos os dias.
A melhor defesa contra malware e intrusões maliciosas é, obviamente, um usuário bem informado. Como administrador de rede, é sua responsabilidade treinar os usuários sobre como devem cuidar de seus dados e informações. O uso responsável de informações e ferramentas de TI ajudará a minimizar esses problemas. No entanto, o uso de ferramentas gratuitas para ajudar a proteger a rede contra esses riscos ajudaria muito na prevenção de quaisquer incidentes indesejáveis.