Como ler críticas sobre software de segurança de rede?
Andres Serna Galvão Neto
• 3 min de leitura
É preocupação de qualquer administrador de rede proteger sua rede local de qualquer software malicioso, invasores e até mesmo funcionários descuidados que trazem worms e vírus inadvertidamente por meio de e-mail e arquivos. Para isso, muitas vezes são aplicadas várias salvaguardas. Alguns administradores de rede recorrem a software proprietário pago para segurança. Alguns usariam software livre ou de código aberto. Até mesmo alguns usariam soluções de hardware que ajudam a manter o tráfego de rede saudável.
Seja qual for o caso, faria sentido ler as análises sobre o software de segurança de rede antes de implementá-lo na rede. Existem várias fontes de análises sobre software de segurança de rede, incluindo as seguintes.
Produtos de segurança de rede
About.com fornece informações sobre vários tópicos relacionados à segurança de rede. O site também oferece análises extensivas sobre vários produtos de segurança de rede, como analisadores de tráfego, software antivírus e semelhantes. Além de análises, About.com oferece tutoriais e dicas práticas sobre como proteger a rede de alguém contra software malicioso e indivíduos.
A CNet também oferece um recurso bastante abrangente para segurança de rede para download diretamente de seu site. Muitos deles são softwares livres, embora alguns sejam shareware, o que significa que você pode rodar uma versão de avaliação, mas tem que pagar a licença para uma versão completa. A CNet oferece avaliações e avaliações de editores e usuários.
Ao ler resenhas e classificações de software de segurança de rede, você deve considerar que essas geralmente são opiniões subjetivas de seus redatores. No entanto, aqui estão algumas coisas comuns que você deve observar.
Pacotes de software de segurança de rede
Função. Pacotes de software de segurança de rede diferentes têm funções diferentes. Um pedaço de software pode ser feito para farejar pacotes. Alguns podem ser feitos para analisar o tráfego. Alguns podem ser destinados a bloquear ataques ativamente. Alguns podem lidar com a proteção de e-mail e tráfego da web de software malicioso. Ao ler uma revisão de software, esteja atento à função para a qual o software se destina e se o revisor o considera satisfatório para esse fim.
Recursos. Além da função, você também deve considerar se uma revisão considera um pacote de software adequado em termos de recursos. Esteja você interessado em baixar um analisador de tráfego, um farejador de pacotes ou um software de bloqueio de porta, você precisa saber se ele oferece recursos que outros não oferecem. Um scanner de e-mail, por exemplo, pode ser mais rápido do que outro. Ou um software de firewall pode ser mais configurável do que outro. Os revisores subjetivos terão preferências, é claro, mas isso o ajudaria a decidir o que exatamente você precisa.
A rede executa aplicativos essenciais
Preço. O custo é quase sempre uma preocupação quando se trata de aquisição de software. No entanto, se sua rede executa aplicativos essenciais e você não deseja que o trabalho seja interrompido por software mal-intencionado ou invasões, convém considerar um pacote de software proprietário ou personalizado. Se você precisa de segurança rudimentar, ou se os administradores de rede são competentes o suficiente para consertar as coisas por conta própria, talvez o software livre faça o trabalho.
A segurança da rede não é brincadeira, especialmente se você precisar proteger informações confidenciais e se precisar estar conectado para ser produtivo. Portanto, faz sentido revisar o software de segurança de rede antes de realmente comprar ou instalar um pacote, para ter certeza de que ele atende às suas necessidades de forma satisfatória.