As tecnologias emergentes de design gráfico podem tornar o trabalho de qualquer desiger mais fácil. Com o campo do design gráfico se tornando cada vez mais competitivo, os designers precisam descobrir uma maneira de promover seus serviços da melhor forma. A criação de portfólios de projetos às vezes é problemática devido à falta de interface entre os programas de software normalmente usados por designers gráficos e os programas de software que auxiliam na criação de portfólios. Não mais. Programas de designer gráfico, como InDesign e Illustrator, agora têm a capacidade de exportar projetos concluídos como um arquivo PDF.
Embora você possa usar o ciberespaço para mostrar seu trabalho, pode ser entediante construir um portfólio que seja acessível e legível por navegadores da web. Ser capaz de exportar arquivos de projetos concluídos para PDF, permitirá que você personalize seu folheto e envie seu melhor trabalho. Posteriormente, você pode enviar esse arquivo por e-mail para clientes em potencial.
Projetos de pôster executados
Assim como qualquer folheto ou portfólio, você deve selecionar em sua coleção de trabalhos concluídos o que você considera que melhor reflete sua capacidade como designer. Você também pode criar temas dentro do portfólio em que você pode agrupar seu trabalho de acordo. Desta forma, a carteira é organizada e de fácil revisão para os clientes. Por exemplo, se o cliente estiver interessado em designs de pôster, ele pode simplesmente virar para a página onde você executou os designs de pôster. Uma mistura geral de obras deve ser incluída em seu portfólio para mostrar sua versatilidade como designer. Organizá-los de acordo com o grau de importância também seria um bom começo.
Cada trabalho que você incluir deve indicar o nome do cliente, uma descrição do projeto, o que você fez, onde o cliente pôde ver ou teve o projeto recebido citações especiais. Junto com o portfólio, você também pode incorporar algumas informações sobre você ou sua empresa, o que você faz e onde podem entrar em contato com você. Você também pode incluir uma lista de clientes que obtiveram seus serviços no passado e no presente.
Adobe Acrobat Professional
Depois de fazer sua seleção, você deve decidir como ficará o portfólio. Trate isso como você trataria qualquer projeto de design gráfico. Lembre-se de que o objetivo é mostrar sua experiência e contar com uma boa apresentação. Depois de concluir o design, você pode exportar o arquivo em PDF, mantendo o arquivo original para permitir que você faça alterações no futuro. Você pode usar o Adobe Acrobat Professional para agrupar as páginas e compactar o arquivo em um tamanho gerenciável.
Agora, você pode simplesmente enviar por e-mail seu portfólio para clientes em potencial. Isso elimina a necessidade de acessar seu site sempre que um cliente quiser ver seu trabalho. Com seu portfólio em formato PDF, o cliente pode visualizá-lo na sua conveniência, sem a necessidade de se conectar à Internet. Seria necessário apenas um programa de software que lê arquivos PDF. Com seu portfólio em um arquivo compacto e organizado, elimina a necessidade de passar de um programa para outro apenas para acessar o projeto que deseja mostrar aos clientes. Online ou offline, a qualquer hora, em qualquer lugar, você pode acessar facilmente seu portfólio e gerar mais negócios.
Aprenda sobre outras tecnologias emergentes em design gráfico fazendo aulas de design online.