Como redigir uma descrição de projeto para uma proposta de subvenção?
Srta. Ariana Fabiana Casanova
• 3 min de leitura
Você terminou de escrever uma seção convincente de seu programa. Agora é a hora de escrever a descrição do projeto para que seus doadores saibam o que eles apoiarão. Aprenda as maneiras de escrever uma descrição detalhada e compreensível do projeto que valha a pena investir e apelar.
Leia as diretrizes de sua concessão. Antes de escrever a descrição do projeto, leia atentamente as diretrizes de financiamento. Leia as diretrizes não apenas duas, mas três vezes. Dessa forma, você pode listar qualquer dúvida que precise de esclarecimento do concedente. Envie todas as perguntas listadas ao concedente antes de começar a escrever. Certifique-se de basear a descrição do projeto nas diretrizes revisadas do subsídio.
Conheça o conteúdo da descrição do seu projeto para uma proposta de financiamento. Contém os objetivos dos projetos, os diferentes métodos e técnicas utilizadas para os alcançar, as atividades-chave e os prazos fixados. Faça três páginas.
Detalhe seu plano de projeto. Isso cria uma declaração clara e concisa da missão, metas, objetivos e resultados do seu projeto a serem declarados na descrição do projeto.
Escreva a descrição do seu projeto. Torne-o específico. Classifique por categoria de beneficiários e como cada necessidade deve ser atendida. Por exemplo, se você tem um projeto comunitário, você pode fazer as etapas de envolvimento para os idosos, e depois para os jovens maduros, depois para as mulheres e depois para as crianças. Você também pode ser específico na descrição do projeto, descrevendo as atividades do programa em ordem sequencial. Por exemplo, no primeiro mês, você estabelece seu relacionamento dentro da área local e seleciona indivíduos interessados e entusiasmados que podem desejar se tornar voluntários de saúde. Então, você tem outra atividade no segundo mês e assim por diante. O fato é que você deve incluir todos os aspectos do projeto em sua descrição.
Desenvolva um cronograma para servir de guia para seus doadores compreenderem facilmente o desenvolvimento do projeto.
Lembre-se de que o layout da descrição do seu projeto depende do design total da sua proposta. Com base no design total, descubra o que é mais adequado para as suas necessidades e para a sua descrição. O seu doador concederá a proposta se o fluxo da descrição do projeto for compreensível e se este projeto valer a pena para o investimento financeiro de um doador.
Avalie a descrição do seu projeto. Desenvolva seus critérios de avaliação com base nas metas do programa. Os critérios devem fornecer detalhes sobre o que deve ser medido, as formas de medir e quem deve medir ou avaliar. Você pode usar um tipo de avaliação formativa que mede a eficiência de todas as atividades do projeto. Isso definitivamente refinaria as atividades que não são eficazes e viáveis. Você também pode usar o tipo de avaliação somativa, onde mede o cumprimento das metas do programa no final de cada período de financiamento.
Para escrever uma descrição de projeto eficaz, leia e releia e depois leia novamente. Isso permite que você aperfeiçoe a descrição examinando seu trabalho em busca de qualquer erro ou erro. Envolva cada equipe de campo necessária para criar uma descrição que seja verdadeiramente realista, mas atraente para todos os possíveis doadores de sua proposta de subsídio.