Quando você tem um computador ou servidor remoto e deseja transferir arquivos de um para outro, normalmente, você precisará usar um cliente FTP para se comunicar com a máquina pela Internet para fazer upload ou download de arquivos. Embora existam toneladas de clientes ftp gratuitos e ricos em recursos que você pode baixar e usar, o Filezilla é considerado o Godzilla literal de todos eles. Agora, você precisa fazer duas coisas para que o Filezilla seja compatível com suas máquinas. Primeiro, você precisará instalar o aplicativo do servidor Filezilla no computador principal e o cliente no outro computador. Feito isso, agora você pode transferir arquivos perfeitamente, sem muito trabalho.
Criação de interface gráfica de usuário
Agora, a melhor coisa sobre o Filezilla é que você pode usá-lo simplesmente trabalhando em sua interface gráfica de usuário, fazendo até um novato parecer um especialista em rede. No entanto, como aplicativos ftp semelhantes, você pode executar comandos personalizados manualmente usando certos scripts e códigos. Aqui estão algumas etapas sobre como criar e configurar comandos personalizados no Filezilla.
Inicie o filezilla. Normalmente, ao instalar o Filezilla, um atalho na área de trabalho será criado para facilitar a inicialização do programa. Clique duas vezes e ele deve carregar instantaneamente. Se o atalho da área de trabalho não for encontrado em nenhum lugar, selecione "iniciar" e "todos os programas" e selecione a pasta Filezilla lá. Clique no ícone do Filezilla para iniciar o programa.
Conecte-se ao servidor. Para se conectar ao servidor, haverá uma área onde você precisará inserir o nome do host (que é o nome do servidor), o endereço IP da máquina à qual você se conectará e a porta do servidor que fará a autenticação e permitir sua conexão. Obviamente, você precisará inserir o nome de usuário e a senha para passar na autenticação de segurança do servidor. Insira todas as informações e clique em "conectar".
Insira os comandos personalizados. Depois que a conexão for autenticada, inicializada e concluída, você verá duas janelas. O lado esquerdo será o computador real que você está usando e o lado direito será o servidor ao qual você está conectado. Aponte o mouse para o lado do servidor e clique na caixa suspensa. Lá você encontrará a opção de comando personalizado. Selecione-o. Neste ponto, uma caixa de diálogo aparecerá onde você pode digitar os comandos personalizados que deseja enviar e executar no servidor. Para cada comando ftp que você digitar, pressione "enter" no teclado para executá-lo. Para obter uma lista dos comandos ftp que você pode usar, simplesmente visite nsftools.com e anote os comandos que deseja usar.
Salve suas informações. Considere salvar suas informações de login para o servidor criando um perfil no Filezilla. Basicamente, isso permitirá que você se conecte rapidamente, habilitando o perfil particular salvo. Você também pode automatizar os comandos personalizados que deseja executar sempre que se conectar ao servidor.
Para garantir a conexão adequada, o servidor ao qual você se conectará também deve ter um endereço IP estático fornecido pelo Provedor de Serviços de Internet ou ISP. Se o servidor estiver usando um endereço IP dinâmico escondido atrás de um endereço IP estático real, você precisará efetuar certas estratégias de encaminhamento de porta e DNS para poder conectar sua máquina ao servidor via Filezilla.