A D-Link é uma das principais marcas quando se trata de tecnologia de rede e roteamento. Eles têm toda uma linha de roteadores disponíveis para uso doméstico ou comercial. Um de seus roteadores é o DI-524 que é um roteador wireless que vem com 4 portas Ethernet e 1 porta WAN (usada para acesso à Internet). Agora, além de sua função de conectar computadores com e sem fio em uma única rede, o roteador possui um firewall fantástico e recursos de segurança para proteger a privacidade da rede que mantém e opera. O melhor de tudo é que é fácil de configurar e você não precisa ser um gênio da informática para fazê-lo. Se você deseja proteger seu roteador DI-524, siga estas etapas.
Conecte seu computador ao roteador. O primeiro passo para configurar seu roteador como o principal ponto de contato em sua rede é conectar seu computador ao roteador fisicamente. Basicamente, o roteador vem com um cabo Ethernet padrão. Conecte uma extremidade à porta LAN do seu computador (localizada na parte traseira da máquina) e a outra extremidade a uma das 4 portas LAN do roteador. Ligue o roteador e inicialize o seu computador.
Abra o roteador por meio de um navegador da web. Para continuar com a configuração, você deve abrir um navegador da web em seu computador e digitar o endereço IP do roteador na barra do navegador. Agora, o endereço IP padrão do roteador será 192,168.0,1. Digite-o na barra do navegador e pressione Enter. Ser-lhe-á pedido um nome de utilizador e uma palavra-passe para iniciar sessão. Use "admin" como nome de utilizador e, para o campo da palavra-passe, deixe-o em branco. Pressione Enter para prosseguir para a página de configuração do roteador.
Acesso seguro à página de configuração. Para garantir que ninguém além de você possa acessar a página de configuração do roteador, execute o assistente que se encontra no CD que acompanha o roteador no momento da compra. Execute o CD e execute o assistente lá. Altere o nome de usuário e a senha quando solicitado pelo assistente. Clique em "salvar" e prossiga clicando em "próximo".
Configure mais o roteador. Siga os procedimentos do assistente e permita que ele detecte sua conexão com a Internet automaticamente. Se você conhece os detalhes do endereço IP de sua conexão com a Internet, também pode fazê-lo manualmente; no entanto, é recomendável simplesmente automatizá-lo neste momento. Após esta etapa, você será solicitado a fazer várias coisas mais uma vez, como clonar o endereço MAC e nomear o roteador, inserindo um nome no campo SSID. Conclua esses processos até poder prosseguir.
Proteja sua rede sem fio. Na tela do assistente, você será solicitado a configurar a segurança de sua rede sem fio. Este é o principal problema de segurança no momento e você deseja que apenas aqueles com acesso autorizado façam login na rede. Selecione para ativar o recurso de segurança de chave WEP e codificar a chave WEP que deseja usar. Isso servirá como uma senha para qualquer pessoa que deseje se conectar à sua rede sem fio. Qualquer pessoa que tentar se conectar sem uma chave WEP será rejeitada.
Assim que terminar o assistente, o roteador reiniciará e salvará todas as configurações que você definiu. Assim que o roteador for reinicializado, todas as alterações serão implementadas e seu roteador estará seguro. Para adicionar mais segurança, você pode fazer login na página de configuração e mexer no recurso de firewall do roteador que basicamente bloqueia certos endereços IP que você identifica, bloqueia certos sites que você não quer que a rede acesse e até permite endereços IP específicos do computador na rede para acessar o roteador.