Como proteger um roteador Linksys WRT54g com WAP e WEP?
Kyara Rodrigues de Batista
• 4 min de leitura
Se você acabou de comprar um roteador Linksys WRT54g, deve tomar medidas sérias para protegê-lo, porque assim que você entrar na Internet sem ajustar o dispositivo, seu padrão estará aberto a ataques. Este é um dispositivo entre muitos que é entregue à sua porta com as palavras INSEGURO escritas nele (não literalmente). Você foi avisado: nunca tente ficar online usando a configuração padrão do dispositivo. Em vez disso, siga estas etapas fáceis e arejadas para proteger este dispositivo com WAP (Wireless Application Protocol) e WEP (Wireless Equivalent Privacy).
Habilite o roteador. Conecte o dispositivo a uma fonte de alimentação e aguarde 10 segundos para entrar no caminho certo.
Pegue um cabo Ethernet. Conecte-o a uma tomada de parede diretamente pela porta na base do roteador onde se lê "Internet".
Obtenha outro conjunto de cabeamento Ethernet. Conecte ambas as extremidades ao seu laptop e a outra às portas de 1 a 4 do roteador. Após esta etapa, você está pronto para iniciar o processo de configuração.
Mova para um navegador da web aberto e digite este endereço IP. http: //192,168.1,1 e, em seguida, pressione Enter no teclado.
Digite Admin. Este será seu nome de usuário e senha.
Altere o nome do roteador na página de configuração. É aqui que você encontrará o nome padrão que torna seu roteador impotente contra hackers. Mude esse nome para um nome exclusivo. Depois de fazer isso, vá para a parte inferior da página e clique em Salvar configurações. Se você vir que uma caixa de diálogo aparece após dar esse comando, sua tentativa foi bem-sucedida e você pode passar para a próxima etapa clicando em Continuar.
Desative a configuração de transmissão sem fio SSID. Para fazer isso, navegue até a guia Wireless que se encontra na parte superior da tela. Mude o nome que você vê ali com o mesmo nome exclusivo que você usou na etapa # 6. Depois de fazer isso, vá em frente e desative a configuração SSID Wireless Broadcast marcando a opção Desativar. Conclua clicando em Salvar configurações e vá para a próxima etapa depois de ver uma caixa de diálogo que informa que você conseguiu iniciar o comando com êxito.
Mude para um modo seguro. Procure a subcategoria que diz Segurança sem fio. Vá para o Modo de segurança e selecione WEP no menu suspenso. Você verá outro menu suspenso no qual escolherá esses números e caracteres: 128 bits, 26 dígitos hexadecimais.
Digite sua senha na caixa Senha. Sua senha deve ter entre 6 a 8 caracteres apenas. Quando terminar de inserir sua senha, clique em Gerar, Salvar configurações e Continuar em sucessão até ver uma caixa de diálogo que informa que esses comandos foram concluídos com êxito.
Limpe a lista de PCs autorizados em sua rede sem fio. Isso é semelhante a gerar uma lista VIP que terá acesso a um novo clube badalado. Para fazer isso, procure o Filtro MAC sem fio que também está no topo da página. Clique em Ativar e depois em Permitir apenas os computadores listados para acesso à minha rede sem fio. Salve esta configuração e clique em Continuar. Mais uma vez, uma caixa de diálogo informará se você fez isso com êxito.
Usando a lista de filtros de endereços Mac, insira todos os endereços IP ou físicos dos computadores que terão permissão para sua rede. Deixe que a caixa de diálogo o oriente sobre isso e, em seguida, clique em Salvar configurações e continuar. Aguarde até que a caixa de diálogo apareça novamente e feche esta janela.
Volte para a página de administração. Você pode encontrar a guia no topo da página da tela. Substitua a senha padrão por uma nova senha de 6 a 8 caracteres no campo marcado como Senha do roteador. Salve suas configurações e clique em Continuar até que uma caixa de diálogo avise que esta tarefa foi concluída.
Bem, isso não foi tão difícil de fazer, certo? Agora você protegeu completamente seu roteador sem fio e pode navegar na Internet até que seus olhos lacrimejem e seus dedos fiquem dormentes.