O controlador de domínio ou DC é encontrado em um servidor Windows. Ele funciona para atender a uma solicitação de autenticação de segurança, como quando você efetua login no computador ou quando o computador verifica se todas as permissões estão verificadas. Nas versões anteriores do sistema Windows, costumava haver um controlador de domínio primário e vários controladores de domínio de backup para ajudar na autenticação. No entanto, as versões posteriores alteraram essa configuração de domínio, tendo o domínio Active Directory ou AD. Com isso, os servidores Windows não precisam mais dos controladores de domínio primário e de backup.
Tarefas que os controladores de domínio executam
Porém, às vezes, com as tarefas que os controladores de domínio executam, um ou dois podem não funcionar bem, desabilitando o servidor. O administrador do site deve então corrigir esse problema. Ele pode atribuir um DC alternativo e remover o Controlador de Domínio que falhou.
Este é um procedimento simples a seguir se você souber que um de seus controladores de domínio falhou:
Encontre o último controlador de domínio do domínio. Depois de localizá-lo, clique em "Iniciar" e depois clique em "Executar"
Assim que a tela abrir, digite dcpromo. Essa movimentação abrirá o Assistente de instalação do Active Directory. Clique no botão "Avançar" depois.
Quando você chegar à página Remover Active Directory, escolha o último servidor específico como seu último controlador de domínio. Aguarde a próxima etapa do processo de instalação. Isso já deve começar a remover o domínio com falha. Depois de fazer isso, lembre-se de que todos os dados lá, incluindo contas, são perdidos permanentemente.
Observe o seguinte ao fazer este procedimento:
Você deve acessar o sistema por meio do Grupo de Administradores de Domínio.
Se não estiver, sua conta deve ter as permissões apropriadas para fazer isso.
Defina todos os grupos locais como Padrão para evitar complicar ainda mais o procedimento.
Ao remover um domínio do Active Directory, certifique-se de que todo o outro controlador de domínio ao qual ele está associado já tenha sido rebaixado.
Domínios filho que existem nesta configuração de domínio não podem ser removidos.
Quando você tenta excluir o último domínio em uma configuração específica, isso deixará seu controlador de domínio vazio e, portanto, também será excluído.
Certifique-se de transferir o controlador de domínio daquele que contém as operações principais. Se fosse removido acidentalmente, não seria tão fácil recuperá-lo.
Antes de remover qualquer controlador de domínio que contenha a última réplica de qualquer partição de diretório, remova o diretório do aplicativo antes de remover o domínio.
Tudo isso pode parecer muito complicado. Mas qualquer pessoa com experiência em rede e configuração de servidores de domínio será capaz de entender rapidamente a ideia desse sistema.
Remover controlador de domínio completamente órfão