O Registro do Windows é onde os sistemas operacionais da Microsoft armazenam as informações do sistema. É aqui que fica arquivada toda a configuração do computador. Essas configurações e configurações armazenadas no registro incluem, mas não se limitam a, dispositivos de hardware, instalações de programas de software e preferências do usuário do computador.
As chaves do Registro do Windows contêm valores com instruções detalhadas de como o sistema deve funcionar. Se você modificar os valores dessa chave em seu registro, o desempenho do sistema mudará.
Script de registro
1. Produza um script de registro.
Você pode criar facilmente um script de registro usando o Bloco de notas, onde pode inserir a sintaxe que deseja aplicar ao seu computador. A seguir está a aparência de um script de registro: (A versão do editor de registro) (Espaço em preto) (; Comentários) (Corpo do arquivo de registro)
A versão do editor de registro varia para sistemas operacionais Microsoft Windows novos e antigos. O Windows Server 2003, XP e Vista usam o editor de registro "Windows Registry Editor Version 5,00", enquanto o Windows 95, 98 e NT 4.0 usam "REGEDIT4".
Mostrar arquivos ocultos
No seu bloco de notas, dependendo da sua versão do Windows, insira o nome do seu editor de registro sem o parêntese e pressione a tecla "Enter" no teclado para produzir um espaço em branco após o editor do registro. Em seguida, você pode inserir comentários no arquivo de registro, especialmente se o registro foi criado exclusivamente por você. Preceda o comentário com um ponto e vírgula e um espaço antes do texto real. Depois disso, pressione a tecla “Enter” novamente no teclado e prepare-se para digitar o corpo do arquivo de registro. Por exemplo, é assim que o script do registro deve ficar se você quiser habilitar "Mostrar arquivos e pastas ocultos" após um ataque de vírus.
Editor de registro do Windows versão 5,00
Modificação de registro feita
; Modificação do registro possibilitada pelo Sr. John Smith [HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ Advanced \ Folder \ Hidden \ SHOWALL]
2. Salve o script de registro que você criou no Bloco de Notas.
Na barra de menus do Bloco de Notas, clique em "Arquivo" e depois em "Salvar como". No final, insira o nome do arquivo e digite ".reg", a extensão dos arquivos de registro. Depois disso, você precisará certificar-se de que o tipo de Salvar como selecionado seja "Todos os arquivos" e não "Documentos de texto (*.txt)". Quando terminar, salve-o clicando no botão "Salvar" ou pressionando a tecla "Enter" no teclado. Seu script de registro agora está salvo em seu computador.
3. Aplique a chave de registro que você criou.
Na verdade, existem duas maneiras de realizar esta etapa.
Clique no botão "Iniciar" e selecione "Executar". Na caixa de diálogo Executar, insira "regedit" no campo de texto fornecido e clique no botão "OK". Isso preencherá o painel do Editor do Registro. Na barra de menus do Editor do Registro, clique em "Arquivo" e depois em "Importar". Procure o arquivo de registro que você criou, realce -o e pressione "Abrir". Fazendo isso, o editor inserirá automaticamente as informações que você salvou naquele arquivo de registro específico em seu Registro do Windows. Pressione o botão "OK" e feche o editor do Registro.
Aplicando manualmente a chave do Registro.
Vá para a pasta onde você salvou a chave de registro que criou. Selecione o arquivo e, com o mouse, clique com o botão direito no ícone. Se você tiver uma versão anterior do Windows, selecione "Executar" e se você tiver a última versão do Windows, selecione "Mesclar". Clique no botão "Sim" e depois no botão "OK" para aplicar a chave de registro ao registro do Windows.
Após aplicar ou modificar as chaves de registro no editor, é aconselhável reiniciar o sistema para que as alterações comecem após a reinicialização do sistema.