Escolher um sistema operacional pode se tornar uma tarefa difícil. Você precisa considerar seu orçamento, necessidades de software e outras preocupações. Sempre procure o melhor sistema operacional para atender às suas necessidades. Aqui estão algumas opções e dicas para escolher seu sistema operacional.
Recursos e qualidades a serem considerados na comparação de sistemas operacionais:
Facilidade de uso. Diferentes sistemas operacionais possuem diferentes níveis de curvas de aprendizado para os usuários. Alguns sistemas operacionais podem ser mais fáceis ou mais difíceis de usar para iniciantes. Por exemplo, o Mac OS X é consistente e fácil de usar porque a maioria das caixas de diálogo e menus estão localizados no mesmo lugar e são usados da mesma maneira. No entanto, isso não se aplica a sistemas operacionais no Windows. Lembre-se também de sua familiaridade e experiência com um tipo de sistema operacional. Se você for um usuário do Microsoft Windows, pode ser difícil usar sistemas operacionais diferentes, como Mac OS, BSD ou Linux. Isso também se aplica se você for um usuário de Mac, Linux ou BSD usando Windows.
Disponibilidade de software. Considere o tipo de software que você usará em conjunto com seu sistema operacional. Os aplicativos de código aberto são abundantes no Linux; enquanto shareware, freeware e aplicativos comerciais são mais abundantes no Windows. O Mac OS tem variedades limitadas de suporte a software de terceiros. Você pode encontrar variações de aplicativos de que precisa na maioria dos sistemas operacionais. Lembre-se de que o Linux carece de algumas alternativas comerciais e que tanto o Linux quanto o Mac OS X carecem de software especializado. O Mac OS X vem, no entanto, com um conjunto de aplicativos de introdução que torna mais fácil trabalhar com arquivos multimídia, como música, vídeos e imagens.
Recursos de compartilhamento de arquivos. Considere a capacidade de compartilhar arquivos com outras pessoas e colaborar com outros usuários. Lembre-se de que a maioria dos usuários que trabalham com arquivos ou aplicativos compartilham arquivos com o sistema operacional Windows. Isso porque, entre todos os sistemas operacionais, o Windows detém a maior fatia do mercado. Isso não afeta ou reduz os recursos de compartilhamento de arquivos de outros sistemas operacionais, como Linux ou Mac OS, porque os arquivos podem ser compartilhados mesmo se estiverem nos formatos mais adequados para Windows. Lembre-se também de que os arquivos de mídia, como imagens, arquivos de som ou arquivos de música e vídeo, têm formatos que podem ser usados por todas as plataformas.
Software de escritório. Anote o software de escritório do sistema operacional que você usará. O Microsoft Office está disponível para Windows, bem como para Mac OS X e Linux via WINE ou Crossover Office. O Open Office, entretanto, é gratuito e versátil para uso em todas as plataformas. Observe que ambos os softwares de escritório oferecem suporte a diferentes tipos de arquivos, como doc e OOXML.
Tarefas requerem software restrito para download
Multimídia. Não se esqueça do gerenciamento e suporte de seus arquivos de mídia. Lembre-se de que reproduzir arquivos de música e vídeo é mais adequado para Windows e Mac OS, pois essas tarefas requerem software restrito para download no BSD e no Linux. Para a criação de arquivos multimídia, o software no OS X conhecido como iLife é bom para iniciantes, mas usuários avançados podem precisar usar outros aplicativos e sistemas operacionais para trabalhos avançados.
Aplicativos do Studio. Os principais aplicativos de estúdio são lançados apenas para Windows e alguns são duplicados no Mac OS. Para usuários de Linux e BSD, eles precisam usar aplicativos de código aberto, que podem não replicar a funcionalidade dos principais aplicativos de estúdio.
Programação. Lembre-se de que Linux e BSD são as melhores plataformas para programação e desenvolvimento de software por causa de seus compiladores padrão. O Windows, entretanto, tem muitos outros IDEs de terceiros. O Mac OS não possui as mesmas ferramentas de desenvolvimento de software que outros sistemas operacionais.