Desde que a mídia se tornou digital, uma infinidade de formatos assaltou e confundiu consumidores e usuários. Cada desenvolvedor de software que lida com mídia digital construiu seu próprio método de compactação, codificação e decodificação de dados de áudio e vídeo. O RealAudio é um desses formatos para arquivos de áudio. É proprietário e desenvolvido pela RealNetworks.
Identifique um arquivo de áudio real. Os arquivos RealAudio são facilmente identificados pela extensão de nome de arquivo '.ra' (RealAudio). Esta extensão se aplica a arquivos exclusivamente de áudio. A RealNetworks também lida com dados de vídeo e os arquivos que podem ou não conter áudio têm a extensão '.rv' (RealVideo). Os arquivos de vídeo podem ser compactados por meio de um método de taxa de bits variável (VBR) e aqueles que foram feitos por meio de aplicativos de mídia da RealNetworks terão a extensão '.rmvb'. Se o arquivo de áudio puder ser acessado por meio de um link em uma página da web, ele poderá ter a extensão '.ram' (RealAudio Metadata).
Baixe e instale o reprodutor de mídia realplayer. O RealAudio pode ser reproduzido no media player da RealNetworks chamado RealPlayer. Este software pode ser baixado de seu site oficial. A versão mais recente é chamada RealPlayer SP e há uma opção de download de teste gratuito de 14 dias, que envolve o registro. O recurso promovido desta versão é que ela pode ser facilmente usada em dispositivos móveis ou em conjunto com seu site de rede social pessoal. Para que funcione em seu PC, seu sistema deve ter pelo menos: velocidade de processador de 1,4 GHz, 512 MB de RAM para Windows XP Service Pack 2, 300 MB de espaço em disco rígido, uma placa de som de 16 bits, uma resolução de tela de 1024x600 e 65k cores e, finalmente, o Flash Player 9 da Adobe para reproduzir mídia Flash. A instalação é bastante fácil e basta seguir as instruções passo a passo do site.
Experimente players de mídia alternativos. O RealAudio é proprietário e a RealNetworks é usada para desencorajar o desenvolvimento de reprodutores de mídia alternativos, não divulgando quaisquer detalhes técnicos sobre seu formato de mídia. Eventualmente, eles tiveram que nadar com a corrente de código aberto e iniciaram o projeto colaborativo de código aberto conhecido como Comunidade Helix. O RealPlayer para Mac OS X é um dos frutos de tal movimento. Ele usa o mecanismo de reprodução Helix e pode ser baixado gratuitamente de sites de terceiros. A RealNetworks, entretanto, não expôs completamente seus segredos técnicos ao público, então os players Helix podem não ser capazes de reproduzir certas versões de arquivos RealAudio. Durante o tempo em que a RealNetworks ainda mantinha sua tecnologia em segredo, os programadores independentes foram capazes de descobrir semelhanças entre os codecs do RealAudio e aqueles usados em telefones celulares e TV digital. Como resultado, surgiram alguns players de mídia não oficiais, como Mplayer, JetAudio e Real Alternative. Este último ainda fazia uso dos arquivos da biblioteca de vínculo de dados do RealPlayer (.dll) e por isso precisava de uma instalação prévia do RealPlayer para funcionar. Em vez de aplicativos completos, alguns programadores criaram codecs que podem ser adicionados ao Windows Media Player e torná-lo capaz de reproduzir certas versões do RealAudio. Essas alternativas não oficiais estão disponíveis para download em sites de terceiros.
RealAudio é um formato de áudio digital bastante popular e usado principalmente para streaming de áudio. A British Broadcasting Corporation o utiliza amplamente em seus sites. Alguns sites de rádio da Internet ainda usam esse formato.