Você encontrou um site informando que pode verificar se há ameaças em seu computador gratuitamente? Eles o convencerão com uma cópia gratuita de seu software antivírus. Geralmente é um software de avaliação. Claro, você arriscaria tentar um novo programa antivírus sem pensar duas vezes. É grátis, de qualquer maneira.
O que você não sabe é que pode estar baixando um antivírus nocivo. Este é um tipo de malware vestido como software antivírus. Ele irá fingir que está fazendo uma varredura em seu computador e informará que ele está infectado por vírus ou spyware. Isso vai assustá-lo, então você será convencido a comprar a versão completa. Infelizmente, muitas pessoas foram presas a esse golpe. Eles pagam por uma versão completa do software que mostra resultados de varredura falsos. Você não deve ser vítima de arquivos nocivos. Procure-os já e exclua todos eles.
Aviso de segurança aparecendo
Mas antes de tudo, certifique-se de ter um arquivo não autorizado. Um aviso de segurança aparecendo a cada poucos segundos é uma indicação clara de sua presença. Desempenho mais lento do computador e anúncios pop-up irritantes também são sinais disso.
Veja como você pode pesquisar arquivos invasores em seu computador:
Vá para o gerenciador de tarefas. Aqui, você conhecerá o arquivo executivo do programa desonesto. É fácil identificar a maioria desses arquivos porque eles geralmente usam um nome de arquivo com todos os números. Caso contrário, eles são nomeados em homenagem ao programa ou um nome que lhe dará uma dica de que se trata de um software antivírus, como "segurança", "varredura", "proteção", "antivírus" etc. Encerre esses aplicativos e depois disso, você saberá que já está encerrado. Você pode começar a excluí-lo dos aplicativos instalados no painel de controle ou desinstalá-lo da opção Programas no menu Iniciar.
Use o DOS. Clique na opção Executar no menu Iniciar. Se estiver usando o Windows XP, digite: c: \ documentos e configurações \ todos os usuários \ dados do aplicativo. Clique em OK depois de digitar isso. Se você estiver usando o Windows Vista, abra a caixa Iniciar Pesquisa e digite: c: \ usuários \ todos os usuários \. Espere até que uma janela se abra. Procure uma pasta com o nome de 8 números. Normalmente, os arquivos invasores são nomeados dessa forma. Os arquivos nocivos estão lá. Exclua a pasta inteira apenas para ter certeza.
Arquivos de Programas. Usando o Windows Explorer, abra a unidade C: \. A partir daí, você verá a pasta Arquivos de programas. Procure a pasta dos arquivos invasores. Quase todos os aplicativos instalados criam suas pastas de programa nesta pasta C: \.
Arquivo não autorizado
Não há outro motivo pelo qual você desejaria encontrar os arquivos invasores, a não ser excluí-los. Se esse for o seu motivo, você também pode usar aplicativos antivírus para fazer esse trabalho. AVG e Avira têm suas versões gratuitas de antivírus. Se os arquivos invasores estiverem em seu banco de dados, eles já podem limpá-los. Caso contrário, você pode tentar um antivírus mais poderoso. Geralmente são pagos, mas você pode ter as versões de avaliação, que geralmente duram 30 dias.
Depois de excluir os arquivos invasores, você deve reiniciar o computador. Caso o mesmo problema persista, é hora de considerar a contratação de um técnico de informática. Você nunca sabe se removeu completamente todos os vestígios do aplicativo nocivo. Seu computador pode precisar de uma reformatação. Esta é a única maneira de limpar completamente o seu computador e não se preocupar mais com os arquivos nocivos ou qualquer outro malware.