Assistir a filmes tem sido o passatempo favorito da grande maioria das pessoas. Ao longo dos anos, os reprodutores de vídeo doméstico evoluíram. Muitas pessoas assistiram e até colecionaram vários vídeos na forma de fitas cassete beta desde sua estreia em meados dos anos 70. Mas quando as fitas VHS se tornaram o novo padrão durante a última parte da década, elas ultrapassaram suas rivais, as fitas cassete beta. A indústria de vídeo doméstico tornou-se parte da rivalidade das fitas VHS vs. Beta, onde as fitas VHS tiveram sucesso no final. A vantagem que o VHS tinha sobre as fitas Beta se devia principalmente aos seguintes parâmetros: tempo de reprodução estendido, retrocesso e avanço mais rápidos, qualidade de imagem superior emecanismo de transporte de fita mais barato.
Agora, ao longo das décadas, você pode nunca ter largado aquelas velhas fitas beta que colecionou. Claro, seria bom ver esses vídeos mais uma vez; encontrar um jogador Betamax decente para jogar pode ser um grande desafio. A próxima melhor coisa para atingir o objetivo de assistir a esses vídeos com relativa facilidade é transferi-los para o formato VHS. Isso o ajudará a salvar o vídeo em um formato de vídeo mais padrão que ainda não é uma tecnologia perdida.
Prepare o equipamento. Você vai precisar de um reprodutor VHS, reprodutor Betamax, um aparelho de televisão e todos os cabos de conexão que acompanham todos esses aparelhos antigos e antigos. A fita beta contendo o vídeo que você deseja converter também deve estar em boas condições. Isso significa que a fita de filme real dentro da caixa ainda deve ser legível. Por fim, você precisará de uma fita VHS em branco para completar o material.
Conecte tudo. Conecte o reprodutor VHS, o reprodutor Beta e a TV usando os cabos coloridos correspondentes. Certifique-se de que cada cabo colorido esteja conectado ao slot de entrada / saída adequado. Não se esqueça de conectar a TV ao reprodutor. O uso da TV o guiará no processo de transferência do vídeo. Basicamente, você deseja que a saída do Betamax seja conectada à entrada da TV e a saída da TV seja conectada à entrada do VHS. Enquanto a fita beta é reproduzida, o vídeo é exibido na TV. Enquanto o vídeo está sendo reproduzido, o VHS começará a gravar o vídeo da TV.
Comece a conversão. Uma vez que o reprodutor VHS, o Betamax e a TV já estão conectados, você pode começar a gravar o vídeo da fita beta para a fita VHS. Insira as fitas em seus respectivos players. Com a TV como guia, localize o vídeo na fita beta que deseja gravar e reproduza-o. Ao mesmo tempo, pressione o botão de gravação no reprodutor de VHS. Pare os dois jogadores depois de concluir a gravação. Se você quiser fazer uma pausa momentânea na gravação enquanto procura as outras cenas que deseja gravar da fita beta, faça-o. Basta pressionar o botão de gravação novamente mais tarde quando quiser retomar. O tempo é essencial nesta fase.
Local de armazenamento ideal
Lembre-se de que é muito importante considerar o armazenamento de suas fitas, VHS ou beta de maneira adequada, a fim de preservar a valiosa filmagem neles. Um local sem poeira, com luz mínima e temperatura normal é um local ideal para guardar essas fitas por mais algumas décadas.