Como cultivar um jardim de musgo: idéias de paisagismo?
Sérgio Gonçalo Nunes
• 6 min de leitura
Filmes de samurai, anime e jardins de musgo... o que eles têm em comum? Todos os três ganharam popularidade no Japão antes de se mudarem para o oeste em nossa consciência cultural. No caso dos jardins de musgo, os japoneses os cultivam há séculos; de uma perspectiva religiosa, acredita-se que os jardins de musgo proporcionam um estado de espírito calmo e contemplativo.
Os musgos rochosos oferecem naturalmente
Existem muitos musgos diferentes para escolher ao planejar seu jardim - amarelos, verdes, marrons e até variedades brancas. Alguns, como os musgos de almofada, fornecem exatamente o que seu nome sugere, enquanto os musgos de topo de rocha naturalmente oferecem uma cobertura vibrante em qualquer rocha grande que você gostaria de colocar em seu jardim. Algumas plantas que consideramos musgos tecnicamente não são musgo, mas sim classificadas como hepáticas ou hornworts. Essas plantas se parecem e se comportam de maneira semelhante ao musgo. Como são todas plantas não vasculares, carecem de raízes, folhas e caules.
Os musgos atuais vivem
Por que você iria querer começar um jardim de musgo (ou simplesmente deixar seus musgos atuais viverem e prosperarem, conforme o caso)? Aqui estão algumas boas razões.
Em muitos casos, eles são mais fortes do que nossas gramíneas e flores ornamentais. Os musgos prosperam com água e pouca luz solar - uma boa notícia para os muitos amantes de musgo que vivem em áreas temperadas com muitas chuvas anuais. Seattleites, por que você trabalha incessantemente em seu Kentucky bluegrass e flores quando o musgo produziria um crescimento bonito e robusto praticamente sem a ajuda de você? Muitas pessoas plantam grama todos os anos onde ela simplesmente não cresce devido à baixa luz solar; musgo cresceria lá em um piscar de olhos! Se você mora em climas secos e áridos, os jardins de musgo não são a ideia mais prática de paisagismo.
Eles não contribuem para suas alergias ao pólen. A grama e outras alergias ao pólen são algumas das causas mais comuns de coriza, olhos lacrimejantes, coceira na garganta e espirros que muitas pessoas têm nos meses de verão. Por que exacerbar seus problemas de alergia com o que você cultiva em seu próprio quintal? Faça do seu quintal um santuário nutrindo esse musgo em vez de matá-lo em favor das gramíneas.
Produtos químicos para matar musgo e fertilizantes. Em nosso país, peixes estão morrendo e nossa água doce fica cada vez mais contaminada pelos produtos químicos que usamos para nutrir nossos jardins e gramados artificiais. Os produtos químicos usados para erradicar o musgo, assim como os fertilizantes químicos usados para promover o crescimento das flores em jardins convencionais, entram na água de escoamento que flui para os bueiros e eventualmente rios. Ao abraçar os musgos e apreciá-los por sua beleza natural, também podemos reduzir nossa poluição contínua e manter os peixes de água doce vivos e saudáveis.
Beleza estética. Você já vagou por uma floresta após a chuva e admirou os canteiros de musgo brilhantes refletindo o brilho do sol sob uma grande árvore? A grama nunca poderia parecer tão brilhante. Você poderia alcançar a mesma beleza em seu próprio quintal cultivando um jardim de musgo!
Como eu disse antes, certos ambientes serão mais adequados para o cultivo de um jardim de musgo. Em primeiro lugar, é importante compreender os princípios básicos do paisagismo - instantlandscapingideas.com tem muitas dicas excelentes que você pode usar quando estiver planejando o design do seu novo jardim.
Aqui estão algumas diretrizes ao planejar seu próprio jardim de musgo.
Água. Alguns musgos podem sobreviver a longos períodos de seca, recuperando-se rapidamente assim que voltarem a ficar úmidos. A maioria dos musgos, entretanto, requer umidade e pouca luz solar para prosperar. Se o local já tem musgo crescendo, geralmente é uma excelente indicação de que o local é hospitaleiro para todos os musgos. Uma vez que seu jardim está florescendo, o único cuidado que geralmente requer é um pouco de neblina com água durante qualquer período de seca.
Sombra. Ao contrário das plantas que precisam de sol pleno, o musgo prefere crescer parcialmente ao sol. Na verdade, o musgo é um ótimo complemento para qualquer jardim sombreado. A maioria se sai melhor em condições de sombra, ou pelo menos em lugares onde não enfrentam constante exposição ao sol. Uma quantidade moderada de sol está bem. Em áreas mais ensolaradas, você pode planejar a localização de seu jardim de musgo no lado sombreado de uma grande árvore. No hemisfério norte, portanto, é melhor plantar no lado norte de uma árvore, enquanto o inverso é verdadeiro no hemisfério sul. Novamente, se você escolher um local que já tenha musgos, terá sucesso com um jardim de musgos.
Se parte do local de seu jardim de musgo desejado tem mais exposição ao sol, nesses locais tente plantar musgos que não sejam tão dependentes de sombra. Musgos Bryum, encontrados comumente nas paredes ou em rachaduras ao longo da calçada, se saem melhor do que a maioria sob a luz solar direta. O musgo Grimmia é outra variedade a ser considerada para manchas de maior exposição ao sol.
Preparando o solo. Capine o leito do solo e remova qualquer grama. O musgo provavelmente matará a grama de qualquer maneira, mas remover qualquer presença de grama de antemão pode garantir que seu jardim de musgo cresça sem competição.
Transplante de musgo. Muitos de vocês já têm musgos crescendo em seu quintal. Sorte sua - você pode cortar um pedaço do tapete de musgo e movê-lo para o local desejado para o seu jardim. Ao transplantar uma esteira de musgo, umedeça o solo e a esteira de musgo antes de plantá-la. Certifique-se de que ele esteja no mesmo nível do resto do solo ao seu redor. Mais importante ainda, comprima o solo firmemente ao redor e abaixo dele.
Se você ainda não tem musgo em seu quintal, ou se simplesmente deseja outras variedades, pode procurar musgos em lojas de jardinagem. No entanto, os musgos nem sempre são comumente encontrados à venda nessas lojas. Mas não perca a esperança - procure musgos nos quintais de seus amigos e em outras áreas de propriedade pública onde o crescimento é provavelmente indesejado (como rachaduras no pavimento). Você pode até encontrar o que está procurando em um dos poucos locais (como hectares de musgo) que vendem e enviam pedaços de variedades comuns de musgo.
Na verdade, você nem precisa de esteiras de musgo (boas notícias quando chega a hora de retirar o musgo de uma rachadura no asfalto). Embora esteiras de musgo vivo sejam o melhor método de transplante, você também pode puxar um pouco de musgo com as mãos, jogá-lo no liquidificador com um pouco de leitelho diluído (naturalmente!) E, em seguida, espalhar este coquetel sobre o leito de solo designado. Em várias semanas, você deve começar a ver o musgo crescendo.
Em vez de lutar constantemente em uma batalha perdida enquanto tenta preservar a saúde de flores e gramas frágeis e decorativas, considere a alternativa musgosa. Um jardim de musgo pode ajudá-lo a se reconectar com a serenidade da natureza.