Como se conectar a um computador remoto usando Telnet?
Andres Luis Fonseca Jr.
• 3 min de leitura
Veja como você se conecta a um computador remoto usando Telnet.
O serviço Telnet oferece a opção de transformar seu computador em um terminal para acessar outro computador remoto. Através deste sistema, você pode realizar várias tarefas usando o computador remoto, como navegar por arquivos, acessar arquivos e realizar atividades online como verificar e-mails e acessar outras contas online. Você também pode usar o Telnet para testar se uma conexão está funcionando. Por exemplo, você pode tentar se conectar à porta de correio POP3 110 ou à porta de envio de correio SMTP 25, para testar se estão funcionando em sua rede.
Este sistema também pode ser protegido por meio de registros de contas e senhas definidas pelo administrador.
Veja como você se conecta a um computador remoto usando Telnet:
Baixe o software Telnet e instale-o em seu computador. As versões mais antigas do Windows geralmente vêm com o HyperTerminal. Mas todas as versões modernas do Windows podem executar um aplicativo baseado em texto chamado Telnet.exe. Basta clicar em Iniciar, Executar e digitar telnet.exe para abrir o aplicativo.
Agora você verá um prompt que diz "Microsoft Telnet". Este aplicativo aceita comandos em um formato de linha de comando, semelhante ao MS DOS, o console do Linux ou o console do Mac OS X Unix. Você pode inserir "ajuda" se precisar de uma lista de comandos.
Insira o endereço Telnet do computador que deseja acessar usando o comando "abrir":
Abrir nome do host Se o computador que você está acessando usa uma porta diferente da porta padrão 23, você pode anexar a porta ao comando.
Abra o nome do host ### Por exemplo, você deseja se conectar ao Gmail usando SMTP. Observe que o Gmail não usa a porta SMTP 25 padrão, mas sim a 587, mais segura.
Abra smtp.gmail.com 587
A maior parte do acesso Telnet envolve uma combinação de nome de usuário e senha. Certifique-se de saber como inserir seu nome de usuário e senha de login. Sites anônimos geralmente permitem que as pessoas façam login como visitantes usando qualquer endereço de e-mail válido.
Ao fazer o login, você será solicitado com um conjunto de instruções dependendo de como o host especificou para a rede.
Na maioria das vezes, você fará login em um ambiente do tipo Unix, como é o caso de servidores com Linux. Você deve estar familiarizado com os comandos de linha de comando nesses casos, como comandos para manipular o servidor, verificar estatísticas do servidor e copiar, mover e até editar arquivos. Para sair do sistema, você pode simplesmente fechar a janela Telnet ou entrar no logout ou sair no prompt.
Executando mac OS
Para sair do sistema, você pode simplesmente fechar a janela Telnet ou entrar no logout ou sair no prompt.
Dependendo de onde você está se conectando, às vezes será necessário usar um cliente mais seguro do que a janela Telnet simples. Se você estiver executando o Mac OS X ou Linux, terá um console integrado e poderá se conectar a locais remotos simplesmente abrindo o computador host usando este comando:
ssh nomedeusuario@hostcomputer.com: porta
Isso geralmente abrirá um "shell seguro" ou SSH para esse computador usando seu nome de usuário. Será solicitado que você insira a senha assim que o computador for conectado. No Windows, porém, você precisará baixar um programa para acessar o SSH, como PuTTY.exe. Lembre-se de que acessar computadores remotos por meio de Telnet ou SSH requer algum conhecimento da linha de comando. Se precisar de uma interface gráfica com o usuário, talvez seja necessário outro meio de acessar o computador remoto.