Como fazer rede para o seu negócio baseado em casa?
Nicole Norma Gusmão
• 3 min de leitura
Os negócios baseados em casa são uma escolha popular para profissionais e pais que ficam em casa, devido à economia de custos que oferecem. Você não precisa mais se deslocar para o trabalho. Você não precisa alugar um espaço de escritório. Você só precisa ter uma boa ideia e algumas ferramentas básicas do comércio para administrar um negócio baseado em casa. Por exemplo, a maioria das pessoas segue carreira de escritor em seus computadores domésticos. Alguns até atuam como assistentes virtuais. Pessoas experientes dirigem empresas de consultoria e escritórios de advocacia de casa, apenas viajando para reuniões com clientes quando necessário.
No entanto, um grande desafio aqui é encontrar as pessoas e as empresas certas para servir como clientes e também as pessoas certas para ter como colegas virtuais. Mas com a mídia social, não é muito difícil interagir com as pessoas certas.
Ajuda a construir credibilidade
Estabeleça uma presença online. A primeira coisa a fazer no marketing de seu negócio baseado em casa é estabelecer sua autoridade em seu campo ou indústria. Isso ajuda a construir credibilidade e, portanto, incentiva as pessoas a espalharem a palavra sobre você de uma forma viral. Por exemplo, se você estiver no ramo imobiliário, pode ter um blog sobre habitação, financiamento residencial e hipotecas. Ou você pode até publicar um blog sobre design de interiores e arquitetura. Se as pessoas lerem seus artigos e apreciarem suas percepções e conhecimento, você poderá se apresentar como uma autoridade neste campo.
Use ferramentas de rede social. O próximo passo seria estabelecer sua presença em ferramentas de rede online. Isso pode ser focado em contatos profissionais e também em contatos pessoais. Redes como FaceBook e MySpace se concentram no aspecto pessoal da rede. Já aqueles como o LinkedIn se concentram no aspecto profissional e comercial. Configure um perfil nesses sites para que as pessoas saibam onde encontrar você e para que você também possa se conectar com outras pessoas com interesses semelhantes. Você pode encontrar clientes potenciais, colegas e até parceiros de negócios dessa forma.
Perfis de mídia social
Estenda a mão e comunique-se. Além de ter seu próprio blog e perfis de mídia social, é uma boa ideia entrar em contato com outras pessoas que estão no mesmo ramo que você. Por exemplo, se você trabalha com design gráfico e lê um blog interessante sobre conceitos de design, pode enviar seus comentários e dar sua própria opinião sobre o assunto. Você pode concordar e adicionar mais informações. Ou você pode fornecer uma visão divergente e apoiar sua opinião com referências. Dessa forma, você se estabelece como alguém conhecedor da área.
Encontre velhos amigos, colegas de classe e colegas. Uma boa maneira de conseguir clientes e parceiros para o seu negócio baseado em casa é entrar em contato com pessoas com quem você já trabalhou no passado. Pessoas que sabem que você é um trabalhador ou amigo de confiança seriam mais fáceis de convencer a investir em seu negócio ou adquirir seus serviços como cliente. Você pode usar as redes sociais para encontrar essas pessoas, mas também pode fazer isso da maneira antiga: olhando seus antigos anuários escolares.
Construir seu negócio em casa geralmente requer marketing barato, e a melhor maneira de fazer isso é criando uma rede de contatos e divulgando as notícias de boca em boca. Invista seu tempo nessas ferramentas on-line e off-line para melhorar seus negócios, e será recompensado com um fluxo constante de contatos e clientes.