Como ver quem está conectado a um computador com o Netstat?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 4 min de leitura
Se o sistema operacional do seu computador for Windows, você tem uma ferramenta útil para verificar quem está conectado ao seu computador ou quais programas estão sendo acessados. Com Netstat ou Estatísticas de rede, você pode ver uma lista de conexões de rede e outras estatísticas de interface de rede. Solucionar problemas de conexão TCP / IP é mais fácil com o Netstat, porque ele permitirá que você verifique conexões maliciosas por meio da lista de informações nos serviços do cliente e comunicações através do TCP / IP. Com todas as conexões e serviços em execução em seu computador, levará muito tempo para identificar quais são as conexões com problemas, portanto, aprender a interpretar as informações fornecidas pelo Netstat ajudará a reduzir o tempo. Netstat tem diferentes parâmetros de utilitários que você pode usar para exibir o tipo de informação que deseja, como as estatísticas Ethernet ou apenas endereços e números de porta, entre outros.
Selecione iniciar e clique em executar. Vá para o botão Iniciar localizado na parte direita da barra de tarefas na parte inferior da tela. Selecioná-lo exibirá o menu iniciar, encontre a opção "Executar" e clique nele.
Execute o prompt de comando. Depois de clicar na opção "Executar" no menu Iniciar, uma caixa de diálogo aparecerá. Digite cmd na janela e clique em OK. Isso o levará para a janela do prompt de comando. Você verá um prompt de comando semelhante a este - C: \ Documents and Settings \ algum nome> _. No espaço em branco onde a linha piscando está, digite "netstat", sem as aspas, é claro, de modo que seria algo como C: \ Documents and Settings \ algum nome> netstat e pressione Enter no teclado.
Especifique a variável de atualização. Com uma variável de atualização, você poderá verificar novas conexões em uma lista nova por meio da taxa de atualização especificada. No final do parâmetro "netstat", coloque alguns segundos para atualizar sua lista. Se você optar por ter uma lista atualizada a cada 10 segundos, seu parâmetro será semelhante a este netstat 10 no prompt de comando. Se você quiser interromper a atualização, basta pressionar Ctrl + C.
Use diferentes parâmetros netstat. Para visualizar listas diferentes, você pode definir o parâmetro netstat de sua escolha, apenas colocando a variável apropriada no final de nestat. Colocar a variável "-a" com a sintaxe netstat ficará assim: netstat -a 10 com o intervalo da taxa de atualização no final. Um parâmetro netstat -a mostrará todas as conexões e postos de escuta, netstat -e mostrará estatísticas Ethernet, netstat -n mostrará endereços e números de porta, netstat -s mostrará estatísticas por protocolo, para especificar um protocolo use netstat -p, netstat -r mostrará o conteúdo da tabela de roteamento, netstat -o mostra as conexões TCP ativas com o ID do processo.
Você pode combinar parâmetros como netstat -an para exibir uma lista exclusiva que você pode usar para analisar. Os resultados das estatísticas serão exibidos em diferentes colunas para ajudá-lo a identificar e analisar as informações. A coluna Proto conterá o tipo de protocolo TCP ou UDP. O endereço local fornecerá o endereço IP do computador e o número da porta usada na conexão. O endereço estrangeiro mostra o endereço IP do computador remoto e o número da porta usada na conexão. A coluna de estado mostra o estado da conexão TCP.
Dicas rápidas:
Você encontrará informações online sobre uma determinada conexão ou endereço IP em sites gratuitos.